Seguidores

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Estranha criatura brilhante em forma de tubo é identificada por bióloga

"Se eu estivesse lá, teria gritado com toda minha alegria. Espero que os mergulhadores saibam o quão sortudos eles foram", disse a especialista




(FOTO: JAY WINK/ABC SCUBA DIVING PORT DOUGLAS)


Enquanto explorava a costa de Queensland, na Austrália, Jay Wink, dono da empresa de mergulho Abc Scuba Diving, fotografou uma criatura translúcida, brilhante e com formato de tubo no fundo do mar.

A imagem circulou nas redes sociais e criou um mistério: afinal, o que é isso? 

De acordo com Rebecca Helm, bióloga de águas-vivas no Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos, trata-se de um grande "ninho" de ovos de moluscos de uma espécie pouco estudada. 


"Pode ser a Thysanoteuthis rhombus, mas é difícil dizer com certeza", ela explicou ao Live Science. "Identifcar ovos de moluscos é uma arte esotérica."

Helm também afirmou que a massa de ovos é rara, e pode ser considerada um "diamante de moluscos". "Se eu estivesse lá, teria gritado com toda minha alegria. Espero que os mergulhadores saibam o quão sortudos eles foram", declarou em um blog. 

Segundo a bióloga, o diamante é composto por diversos ovos fertilizados que são revestidos por um material gelatinoso.


A massa pode ser encontrada a um metro de profundidade, geralmente em locais onde ocorrem correntes marítimas quentes. 


Os animais vivem grudados por tentáculos em pares (fêmeas e machos) por até um ano. Depois de liberados, os ovos flutuam em mar aberto e têm que sobreviver por conta própria. 

Um artigo publicado no Journal of Molluscan Studies, em 2006, apontou que a massa pode chegar a 1,8 metros de comprimento, com o peso de até 30 kg. 


Outro estudo, do Journal of Plankton Research, calculou que cada diamante carrega de 24.100 a 43.800 ovos. 

A bióloga Helm ainda informou que os pontos rosas são os próprios ovos, mas ela não soube determinar o que dá a forte tonalidade.

Na pesquisa do Journal of Plankton Research, a explicação é dada às células cromatóforos das larvas de moluscos, pois as partículas possuem pigmentos amarelados ou avermelhados.


(Com informações de Live Science)


Fonte
Curta Nossa Página no Facebook
Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...