Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Sonda Cassini registra o som espetacular dos anéis de Saturno

A nave espacial Cassini, da NASA acaba de enviar para a Terra os primeiros sons do espaço dentro dos anéis de Saturno e, embora não sejam tão assustadores quanto os sons bizarros que em volta de Júpiter, lembre-se: é uma região de vazio quase total.

Os arquivos de som foram enviados antes do ‘grand finale’ da Cassini, onde ela mergulhará em Saturno dando fim a missão.
O mergulho inicial da Cassini no espaço vazio dos anéis de Saturno foi no dia 26 de abril, quando gravou pela primeira vez esses sons. E essa não é apenas a primeira vez que conseguimos ouvir essa região, mas como também é a primeira vez que uma nave espacial já se aventurou na lacuna entre Saturno e seus anéis.

Abaixo estão as duas gravações registradas pela sonda:






Mas agora a pergunta que você deve está se fazendo: Como é possível gravar áudios no vácuo do espaço? 
Como a NASA explica em um comunicado, quando a Cassini estava passando pelos anéis de Saturno, seu instrumento de Rádio e de Ondas de Plasma (RPWS) detectou centenas de partículas dos anéis, mas quando atingiu “o grande vazio”, as coisas ficaram estranhamente silenciosas.
Para ser claro, o RPWS não grava diretamente as ondas sonoras como um gravador. Em vez disso, ele detecta ondas de rádio e plasma, que são convertidas em som.
O resultado disso é que podemos “ouvir” as partículas de poeira atingindo as antenas do instrumento como estalos, o que contrasta com os habituais assobios e gritos gerados pelo ambiente de partículas carregadas do espaço. Incrível, não é?

A boa notícia é que, embora o “grande vazio” de Saturno tenha confundido os cientistas, eles ainda têm muito o que fazer por lá, com mais 20 mergulhos programados para as próximas semanas. Em setembro será o último mergulho da Cassini para cair em Saturno e ser destruída pela atmosfera do planeta. [ScienceAlert]

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO