Seguidores

domingo, 18 de junho de 2017

Esse é um rio na Amazônia que mata tudo que cai nele


A Amazônia é uma floresta que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. O local é considerado o maior bioma brasileiro, e possui um território que corresponde a 4.196.943 milhões de quilômetros quadrados. Além disso, a floresta Amazônica abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.

No entanto, o que poucos sabem sobre esse lugar é que a Amazônia contem um rio que mata tudo o que cai nele. O curso de água fica no centro da floresta peruana e para ter acesso ao local é preciso muito esforço. Isso porque é necessário cerca de uma hora de voo até a cidade de Pucallpa, que abriga a maior parte da Amazônia que se circunscreve dentro do território do Peru. Depois é obrigatório percorrer duas horas de carro entre a cidade até o rio Pachitea, e mais 30 minutos para chegar até a foz do Rio Fervente, o lugar considerado mortal.

Quem visita o lugar acredita que o rio possui um forte poder espiritual. “Um lar de espíritos muito poderosos da selva, onde só os xamãs mais poderosos poderiam ir, porque outras pessoas teriam medo desses espíritos”, relatou o explorador da National Geographic, Andres Ruzo. Ele já esteve no rio e acredita que em todo o lugar habitam espíritos da selva, assim como os nativos locais pensavam.

O nome indígena do rio é Shanay-timpishka e significa ‘fervido com o calor do sol’. Isso porque durante as manhãs, as águas do rio são frias, depois elas começam a esquentar, mas durante a noite tornam a serem frias. No entanto, o que provoca a morte das pessoas é o fato de que, na maioria das vezes, a temperatura é tão grande que pode matar qualquer pessoa. Existem relatos de animais que acabaram mortos ao tentar matar a sede.
Uma das coisas mais impressionantes do Rio Fervente é que ele flui por mais de seis quilômetros de percursos, possui piscinas termais e cascatas de mais de seis metros de altura, tudo com a água quase fervendo. A temperatura do rio pode chegar a inacreditáveis 47 ºC.

Existem algumas teorias que afirmam que o rio se tornou “mortal” após um acidente de num campo de petróleo a 2 km dali. Porém, essa hipótese ainda não é certa, já que a empresa Maple Energy também é responsável por proteger a selva do rio que as águas fervem.
Segundo Andres, essas empresas fazem isso porque podem perder suas concessões. “Noventa e nove por cento do desmatamento em torno do rio é causado pelos próprios moradores que cortam as árvores e queimam o resto, jogando gasolina na selva, acendendo-na algumas vezes e depois deixando o gado solto”, disse ele.

O que você achou desse rio? Teria coragem de ir visitá-lo? Deixe a sua opinião abaixo.

Fonte

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Um comentário:

  1. Rio deslumbrante,é a mãe natureza maravilhosa, mostrando o quão é importante para nós!

    ResponderExcluir

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO