Seguidores

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Cientistas identificam fóssil de 'mamífero-réptil' do Brasil como 1ª exemplar de Aleodon fora da África

Fóssil encontrado no Rio Grande do Sul tinha sido identificado previamente como do gênero Chiniquodon. Comparação com exemplares africanos levou a reclassificação
Ilustração da espécie de Aleodon identificada no Brasil (Foto: Voltaire Paes Neto/Divulgação)

Cientistas descobriram que fósseis encontrados no município de Vale Verde, no Rio Grande do Sul, podem ser os primeiros exemplares do gênero Aleodon identificados fora da África segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (14) na revista "Plos One". Os fósseis, que são de uma espécie de "mamífero-réptil" - um réptil com características similares às dos mamíferos - são procedentes do Triássico e tinham sido previamente identificados como sendo do gênero Chiniquodon.
A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul e dirigida pelo paleontólogo Agustín Martinelli, estudou os crânios, as mandíbulas e os dentes dos fósseis dos répteis carnívoros com aparência de mamíferos brasileiros e os comparou com espécies de Aleodon africanas.
O Aleodon é um gênero que evoluiu no período Triássico, há mais de 200 milhões de anos, e tinha o tamanho de uma onça. Ele coexistiu com os precursores do dinossauro e outros arcossauros e deu lugar, posteriormente, aos mamíferos. Este gênero foi descrito pela primeira vez através de fósseis da Tanzânia e da Namíbia.
A partir da análise, os cientistas identificaram como Aleodon sete espécimes brasileiros, anteriormente identificados como do gênero Chiniquodon.

Os autores da pesquisa assinalaram ainda que a identificação destes exemplares do Aleodon Triássico tardio no Brasil ressalta a correlação entre os cinodontes carnívoros desta época na América do Sul e na África.

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO