Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Uma galáxia fantasma surpreende os cientistas

Uma equipe de cientistas liderada pelo professor Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale em New Haven, EUA, e pelo professor Roberto Abraham, da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu uma galáxia ‘fantasma’ com aproximadamente a mesma massa da Via Láctea, embora seja composta de matéria escura, como relatado pelo Observatório WM Keck.
Usando telescópios muito potentes a equipe se encontrou com a galáxia, apelidada de “Dragonfly 44”, que parece ser composta de matéria escura. Teoricamente esta substância forma cerca de 27% do universo, mas nunca foi observada.
Embora a nova galáxia esteja relativamente perto, é tão tênue que, durante décadas, os astrônomos não tinham conhecimento de sua existência. No entanto, ela foi detectada no ano passado na Coma Cluster, a cerca de 330 milhões de anos luz de distância do nosso planeta.
Quando os cientistas analisaram mais, eles descobriram que não era um conjunto normal de estrelas, mas uma “galáxia fantasma”, que consiste essencialmente de matéria escura.
Embora tenha quase a mesma massa que a nossa Via Láctea, apenas uma centésima parte é composta pelo mesmo material: estrelas, poeira e gás. Em outras palavras, a incapacidade de conter em si uma série de estrelas semelhantes em nossa galáxia seria a explicação do porquê é tão difícil de perceber ela nos observatórios, já que não está iluminada o suficiente.
Esta descoberta é apenas a primeira parte de um enigma de um milhão de pedaços, o pontapé inicial para decifrar um enigma do universo. Nas palavras de Roberto Abraham, “nós não temos nenhuma idéia de como são formadas as galáxias do tipo da Dragonfly 44”, conclui co-autor da pesquisa.
Conforme os pesquisadores fizerem progressos, haverão mais provas para desenvolver outros conceitos discutidos entre os astrônomos: a antimatéria e energia escura.
Retirado de: [Observatório WM Keck]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO