Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Lua Dione de Saturno pode abrigar vida há 4 bilhões de anos

É isso mesmo, um recente estudo publicado no periódico científico Geophysical Research Letters, analisou os dados da missão Cassini, evidenciando que as condições abaixo dos 100 km da crosta de gelo da lua pode ser muito similar às condições primitivas da Terra. Veja a seguir:
Dione, assim como as luas Titã e Enceladus, é uma grande referência de indícios de que pode abrigar a vida. Os cientistas pesquisadores concluíram este fator por intermédio de um cálculo matemático que analisou os parâmetros gravitacionais dessa lua de Saturno: estima-se que a crosta de gelo da lua tenha cerca de 100 quilômetros e, abaixo desta crosta, haja uma condição muito semelhante à da Terra há cerca de 4 bilhões de anos, ideal para o surgimento da vida microbiana.
Attilio Rivodini é um dos cientistas autores do estudo e trabalha no Observatório Real da Bélgica. Em uma entrevista ele afirmou que o contato entre o oceano e um núcleo rochoso é crucial, pois a partir de tais interações os nutrientes-chave da vida são oferecidos.
A lua Dione, assim como Enceladus, dispara jatos d’água em seu polo sul, dado que foi colhido pela Cassini. Apesar da similaridade, Dione aparentemente é mais calma por ter um oceano possivelmente mais profundo. A sonda Cassini está desde 1997 no sistema solar buscando informações sobre Saturno, seus aneis e campos magnéticos. A intenção inicial não era a busca pela vida extraterrestre, pela sonda não ser equipada para detectar micróbios. Porém, durante sua passagem por Enceladus foi possível detectar vapor d’água, dióxido de carbono, metano, nitrogênio, propano, acetileno, formaldeído e traços de amônia, ou seja, os elementos fundamentais da vida. De acordo com os cientistas a água seria um dos ingredientes primordiais para o surgimento da vida, já que as reações químicas destes elementos se tornam capazes de ocorrer na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO