Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Conheça o animal que e é capaz de viver por até 11 mil anos

Atualmente, a expectativa de vida média global para alguém que nasceu em 2015 é de 71,4 anos. Porém, isso não é nada perto de alguns animais da fauna do nosso planeta. Mas qual seria o ranking dos animais que mais tempo vivem? A National Geographic respondeu essa dúvida.

Hoplostethus atlanticus.
Entre os que caminham sobre a superfície da Terra, está a tartaruga-gigante. Uma em especial, nomeada como Jonathan e pertencente ao governador da ilha de St. Helena, oeste da África Ocidental, já ostenta 183 anos de vida. Já no céu, um pássaro selvagem conhecido como mais antigo do mundo é um Albatroz-de-Laysan (espécie Phoebastria immutabilis), chamado de Wisdom, com 65 anos de idade, que intriga os cientistas até hoje, já que sua espécie é cotada para viver até os 40 anos.

O próximo da lista é o Kakapo (Strigops habroptilus), um papagaio nativo da Nova Zelândia e que está em perigo de extinção. Ele é capaz de viver até 60 anos, mas existem menos de 100 exemplares vivendo no planeta. É o único papagaio noturno do mundo e que não voa, além de ter cheiro natural de mel com rosas.
No mar, a história é outra. Ali são esperadas as maiores quantidades de “Matusaléns”, a começar por alguns peixes de águas profundas, como o peixe-relógio (Hoplostethus atlanticus) que pode viver até os 175 anos, de acordo com o livro Sexuality in Fishes, de T. J. Pandian.

Depois, temos a gigante Baleia-da-Groelândia (Balaena mysticetus), que é capaz de viver por mais de 200 anos. Devido ao ambiente polar em que vive, seu metabolismo funciona de forma mais lenta causando menos danos aos tecidos, de acordo com Don Moore, diretor do Zoológico de Oregon, nos EUA.
Arctica islandica.
O próximo da lista é o Ming, um molusco bivalve islandês (Arctica islandica), que morreu com a idade de 507, quando um grupo de pesquisadores tentaram abri-lo para estudar detalhadamente seu corpo. Em média, o tempo de vida da espécie é de cerca de 225 anos.

Por fim, temos as esponjas, que muitas pessoas esquecem que são animais. Elas possuem uma expectativa de vida especialmente grande, que varia entre milhares de anos. Um estudo publicado na revista Aging Research Reviews, sugeriu que uma esponja do mar (ver foto de capa), da espécie Monorhaphis chuni, pode viver por até 11.000 anos – ultrapassando qualquer outro ser vivo atualmente na Terra.
National Geographic ] [ Fotos: Reprodução Wikipédia / Hype ]
Jornal Ciência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO