Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Tudo sobre a Chuva de Meteoros Dacronidas 2016. É HOJE!

Se tudo acontecer ao nosso favor, será possível sim vê-lá no hemisfério sul, e será entre os dias 7 e 8 de outubro quando acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas.

O QUE É A CHUVA DE METEOROS DRACONIDAS?

Também conhecida como Draconídeas, acontece todos os anos na mesma época quando a terra passa pela esteira de detritos deixado pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner.
No ano de 1900 este cometa ejetou grande parte de detritos no espaço, e por coincidência o planeta Terra passa por esses detritos todos os anos, formando assim este fenômeno natural.

COMO POSSO OBSERVAR A CHUVA DE METEOROS?

A chuva de meteoros erradia da constelação de Draco (dragão), na região das estrelas Deneb, Altair e Vega. Não querendo dizer que não pode acontecer em outros lugares, mas caso traçarmos uma linha reta no sentido inverso a trajetória de cada meteoro chegaremos ao princípio da constelação de Draco.

Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
O ponto de visão utilizado na imagem acima é São Paulo.
Os observadores no norte/nordeste do Brasil tem privilegio na visão deste acontecimento, pois o ponto que os meteoros parecem se originar encontra-se na região norte do céu, tendo como melhor horário para ser visto logo após o sol se pôr, diferente dos outros acontecimentos que tem como melhor horário após a meia-noite.

QUANTOS METEOROS SERÃO?

A quantidade exata é incerta, e vária muitos de ano para ano, mas podemos dizer que passarão sobre seu céu cerca de 20 meteoros por hora, e especialmente a chuva de meteoros Draconidas é mais lenta, então você poderá analisar sua trajetória.
Anime-se esta chuva da inicio a uma série de chuva de meteoros que acontecerão neste final de ano como a Orionidas e a Leonidas, que serão perfeitamente visíveis no hemisfério sul, fique de olho no nosso site que lhe passaremos novas informações.

 - KF






3 comentários:

Curta nossa Página...