Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Simulação marciana: conheça por dentro a cúpula criada para simular base em Marte

Você já imaginou como seria o interior de uma base em Marte na vida real?


Imagine como seria passar 1 ano enclausurado com cinco estranhos em uma pequena cúpula no meio de um deserto? Pois é exatamente isso que seis membros da tripulação do Projeto de Exploração Espacial Análogo e Simulação (HI-SEAS) fizeram.

No dia 28 de agosto de 2016, a equipe HI-SEAS saiu da cúpula em Mauna Loa, após 1 ano de confinamento. Dentro dessa bola branca eles viveram de tudo: trabalharam, sofreram com problemas pessoais e resolveram tarefas em grupo.

A cúpula tem cerca de 360 metros quadrados, aproximadamente do tamanho de uma casa grande, e foi criada para simular como seria a estadia em uma base marciana. Ela fica bem próximo de um vulcão, em uma região deserta do Havaí, mas apesar disso, todo e qualquer tipo de comunicação sofria um atraso de 20 minutos, a fim de simular a distância entre Marte e o nosso planeta.


Cúpula Marciana da HI-SEAS. Créditos: Nadia Drake




O abastecimento de água também foi limitado, e algumas regras tinham de ser seguidas a risca. Parece difícil, não é mesmo?! E segundo especialistas, a experiência de viver confinado por um ano com pessoas que você não conhece, é mais complicado do que parece, ainda mais considerando o ambiente extremamente pequeno...

Por outro lado, o ambiente é bem projetado: mobiliado com seis camas, sala de banho, piso acarpetado, e um típico teto abobadado (Claro! Estamos falando de uma cúpula!)

A cozinha tem um espaço central, a despensa é espaçosa e o laboratório de ciências pronto para ser utilizado em diversas pesquisas e experiências. A "cúpula marciana" conta também com um amplo escritório, equipamentos para os tripulantes se exercitarem (incluindo bicicleta ergométrica, esteira, barras e escadas).


Escritório no interior da cúpula que simula base marciana.
Créditos: Nadia Drake

No andar de cima, estão os 6 pequenos quartos com tetos inclinados, dispostos em um semi-círculo. Em cada quarto temos uma cama de solteiro e um pequeno espaço para itens pessoais. O banheiro térreo conta com um vaso sanitário ecológico e um chuveiro comum.


Quarto com cama de solteiro e itens pessoais. Créditos: Nadia Drake


Banheiro ecológico. Créditos: Nadia Drake


Toda a cúpula é ecologicamente projetada para simular sua permanência em solo marciano. Ela é completamente movida a energia solar, e nos dias nublados, a bicicleta da academia de exercícios pode carregar as baterias: basta pedalar um pouco, e você ainda fica em forma!

Do lado de fora, a vista é composta por campos formados por lava, e em dias claros, os tripulantes podem ver um vulcão, e todos eles podem sair da cúpula por curtos períodos, mas claro, devem utilizar um traje espacial de cerca de 30 quilos, o que torna um pouco difícil a exploração ao redor, em um terreno irregular com rochas afiadas.



Janela com vista para o terreno do lado de fora da cúpula. Créditos: Nadia Drake



Membro da tripulação durante uma caminhada do lado de fora da cúpula, utilizando traje espacial.
Créditos: Nadia Drake

As entradas da cúpula possuem pequenas saletas em forma de tubo, que servem para os "astronautas" guardarem seus trajes espaciais e outros equipamentos.

A cozinha é abastecida com cafeteira, torradeira, chaleiras eléctricas e pratos quentes para cozinhar. Há uma lavadora e secadora no local, e baldes e varais estão disponíveis para lavagem de roupas.



Dispensa e almoxarifado. Créditos: Nadia Drake

A copa vem carregada com alguns alimentos interessantes, como vinho em pó, enormes latas de comida liofilizada (congelada e seca para ter maior prazo de validade). Há também uma pequena horta com couves frescas, rabanetes e outros alimentos naturais, e um livro de receitas para ajudar na criação de refeições com os alimentos disponíveis.


Dispensa com alimentos enlatados. Créditos: Nadia Drake


Horta com plantas e legumes, cultivada dentro da base. Créditos: Nadia Drake


E para os momentos de tédio, a sala principal tem uma estante cheia de livros e dicionários russos, DVDs, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, perfeitos para uma noite agradável com os 5 estranhos. Há também um simulador de realidade virtual, onde se pode explorar 30 ambientes diferentes, além de recriar seu próprio refúgio pessoal.

Outro equipamento interessante é o WiFi. Sim, eles têm WiFi dentro da cúpula. Mas lembre-se que existe um atraso de 20 minutos em toda comunicação. Você pode enviar e-mails, mensagens em vídeo, etc... Mas não pense que a internet livre foi feita para jogar online ou bater papo no WhatsApp com os amigos. Ela foi pensada apenas para a comunicação necessária.

E quem conhece o seriado Doctor Who deve ter percebido um equipamento interessante. Sim, o famoso TARDIS também está lá, mas provavelmente ele só serve de enfeite mesmo...


TARDIS, dentro da cúpula. Infelizmente está fora de funcionamento.
Créditos: Nadia Drake

Muitas pessoas devem estar pensando que essa é a casa dos sonhos, não é mesmo?! Mas pense que dentro da cúpula marciana você iria comer muita comida enlatada, realizar testes periódicos para aferir sua sanidade mental e sua forma física, além de ter que lidar com o stress. Isso sem contar com vários outros probleminhas que surgiriam com o tempo. Esqueça namorada(o), família e hobbies, por pelo menos um ano. Ah, e tem também o fato de ter que reciclar a própria urina para consumo. Sim, eles precisam retirar a água da urina para matar a sede. Isso é o mínimo que podemos esperar de uma simulação de base marciana né?!

Se mesmo com todos esses empecilhos você ainda está imaginando que essa é a casa dos sonhos, e que você conseguiria viver bem durante 1 ano com 5 estranhos, sem sentir a brisa fresca do vento, a notícia boa é que a Universidade do Havaí está recrutando pessoas para as simulações de 2017 e 2018! Para se inscrever, e quem sabe, viver dentro da cúpula marciana no Havaí por um ano inteiro, basta ir ao site oficial e seguir o passo-a-passo (em inglês)

De fato, seria um experiência e tanto! Quem sabe um leitor ou leitora do site Galeria do Meteorito não se torne o próximo(a) tripulante da cúpula marciana?! Seria uma história fantástica!




Imagens: (capa-University of Hawaii) / Nadia Drake / divulgação / Galeria do Meteorito
 - KF

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...