Seguidores

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

” Inferno foi inventado pela igreja para controlar as pessoas com o medo ”, diz Padre aposentado

Este vídeo é de uma entrevista com o bispo episcopal aposentado, John Shelby Spong, com Keith Morrison de Dateline da NBC que foi realizada por volta de agosto de 2006.


A transcrição parcial da entrevista pode ser encontrada abaixo o link do vídeo:
Spong: eu não acho que o inferno existe. Eu acredito na vida após a morte, mas eu não acho que ele a ver com a recompensa e punição. A religião sempre esteve no negócio de controle, e isso é algo que a maioria das pessoas no mundo realmente não entendem. Está em um negócio de controle de produção de culpa. Você tem o céu como um lugar onde você é recompensado pela sua bondade e o inferno, um lugar onde você será castigado por todos os seus atos maus, então ai você meio que tem o controle da população. E assim eles criam este lugar de fogo que tem literalmente atormentado milhares de pessoas ao longo da história cristã. E é parte de uma tática de controle.
Morrison: Mas espere um minuto. Você está dizendo que o inferno, a ideia de um lugar debaixo da terra ou em algum lugar de tormentos eternos por uma eternidade – é realmente uma invenção da igreja?
Spong: Eu acho que a igreja disparou seus fornos mais quentes do que qualquer outra pessoa. Mas eu acho que há um sentido na maior parte da vida religiosa de recompensa e punição de alguma forma. A igreja não gosta de ver as pessoas a crescerem, porque você não pode controlar adultos. É por isso que falamos de nascer de novo. Quando você nasce de novo, você ainda é uma criança. As pessoas não precisam nascer de novo. Elas precisam crescer. Elas precisam aceitar sua responsabilidade para si e para o mundo.
Inferno foi inventado pela igreja para controlar as pessoas com o medo
Morrison: O que você acha da teologia que é bastante bastante proeminente nos dias de hoje na América, que está lá é uma maneira garantida para não ir para o inferno; e que é para aceitar Jesus como seu salvador pessoal?
Spong: Sim, eu cresci nessa tradição. Cada igreja alega de que “somos a verdadeira igreja” – Que eles têm alguma autoridade final, ‘Nós temos o Papa infalível,’ ‘Temos a Bíblia’ … A verdade é que o verdadeiro Deus está presente em qualquer ser humano, por qualquer credo humano, por qualquer livro humano.
”Quer dizer, Deus não é cristão. Deus não é um judeu ou um muçulmano ou um Hindi ou budista. Todos esses são sistemas humanos, que os seres humanos criaram para tentar nos ajudar a entrar no mistério de Deus. Eu honro minha tradição. Eu ando pela minha tradição. Mas eu não acho que minha tradição define Deus. Ela só me aponta para Deus.”
Confira o vídeo:

- KF


45 comentários:

  1. "A verdade é que o verdadeiro deus está presente em qualquer ser humano, por qualquer credo humano, por qualquer livro humano" É a primeira vez que concordo com um pensamento que venha de alguém cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, cara Adriana Veiga, é por que até hoje voce encontrou em sua vida, apenas cristãos (catolicos ou evangelicos) fanaticos e bitolados, voce ainda não conheceu um verdadeiro cristão que entende e fala as coisas como são, apenas os que aprogoam suas proprias verdades , dogmas, usos e costumes, sou cristão evangelico porem, vivo pela minha tradição e sigo minha tradição, mas, ela não define Deus assim como nenhuma religião no mundo define Deus, todas apenas apontam para Deus, as unicas pessoas que poderiam nos dizer realmente qual a verdadeira religião que define Deus, seriam os primeiros habitantes porem se esta religião existiu ela deve ter morrido tambem com os primeiros habitantes, entrentanto na biblia diz assim no cap2 do livro de Tiago, "existe uma unica, pura e umaculada religião que agrada a Deus nosso pai, ajudar as viuvas os orfãos e todos os necessitados em suas tribulações, fazei isto e ganharas o reino de Deus."
      Tenha um otimo dia 😊

      Excluir
    2. Então o q Jesus veio fazer na terra,
      Os ensinamentos dele é diferente dessa visão, só ele é a porta, crendo no seu ensinamentos q é a pura verdade q leva aos céu

      Excluir
    3. Por isso tenho tanto orgulho de fazer parte desta Igreja... Igreja Episcopal Anglicana!! http://igrejacomasuacara.ieab.org.br/midia/

      Excluir
    4. Wendel Ribeiro - Qual cristão, o que usa uma imagem discriminatória e machista no perfil ou os da santa inquisição?

      Bjo na alma, querido!

      Vale lembrar que Deus está vendo tudo.

      Excluir
    5. Discordo, tem livros q são cheios de crendices, farsas e mentiras, como os livros espiritas de Allan Kardec, tem livros dele q tem frases racistas anti negros. Tem os livros do chico xavier por exemplo que ele fala q em 1935, haviam carros voadores e pessoas em Marte, kk, e as pessoas bobinhas acreditam sem duvidar, porque ele fazia caridade pois no fundo ele queria ser famoso e ser considerado Santo, sendo que ele tinha problemas mentais, veja pela internet "Chico xavier esquizofrênico". Médiuns são assim, fingem falar com o "além" (algo q nunca foi provado q exista) e escrevem o q querem, bobos acreditam. Espiritismo foge de Deus pois nasceu de fraudes como a das irmãs Fox (ver internet). Um abraço, olho vivo! ;)

      Excluir
    6. Teologicamente, somos a semelhança de Deus. Então, somos deuses de nós mesmos, invertidos pela mente. Dante, pintou o inferno e a Letra o eternizou. Freud, o seio materno e o povo o ignorou.(Osmar Ferreira).

      Excluir
  2. Vejam o que aconteceu, as decisões tomadas pela igreja no Concílio de Constantinopla II em 553.
    Ficarão chocados....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lmgtfy.com/?q=Conc%C3%ADlio+de+Constantinopla+II+em+553

      Excluir
  3. O conceito de inferno é mais antigo que o cristianismo, ele aparece na religião grega na figura do Tártaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o cristianismo saiu 'clonando' tudo... :/

      Excluir
  4. Nada contra a certas opniões, eu particularmente acredito em céu e inferno, mas vc que não acredita, continua brincando com Deus e com as coisas que ele mesmo ordenou pra acontecer ,então quando vc morrer e for parar no inferno, não reclama, vc mesmo disse aqui na terra de inferno não existia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inferno é aqui na Terra...todas as igrejas quer sua alma.

      Excluir
    2. não é porquê você acredita em céu e inferno que os outros irão, querido(a).

      Excluir
  5. Meu Deus, a que ponto chegamos. Acredito que há o céu é o inferno. As pessoas que em princípio foram capacitadas pra pregar a verdade, vão pagar muito mais caro por distorcer a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique melhor esse negócio de "capacitadas pra pregar a verdade", querida Izabel.

      O que é verdade?

      Excluir
  6. "A verdade é que o verdadeiro deus está presente em qualquer ser humano, por qualquer credo humano, por qualquer livro humano"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima, "Deus está em qualquer ser humano", de que forma?
      O que significa um "Credo"?
      Explique como Deus "está em qualquer livro"?

      Excluir
  7. Realmente não existe lógica no fato de Deus, sendo onisciente, justo e com amor além da compreensão humana, criar um lugar de danação para atormentar ETERNAMENTE uma raça que foi criada por Ele mesmo e que ele, sendo onisciente, sabe que é ignorante e limitada. Onde estaria o senso de bondade eterna e justiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, colega. Que disse que Deus criou o inferno?
      O que é o Céu?
      O que é o inferno?
      O grande problema é a falta de compressão das realidades.

      Excluir
  8. Pessoal, vamos crescer!
    Assumam suas responsabilidades e se enxerguem como agentes e não meros serviçais nesse mundo.
    Mudar o mundo está em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  9. concordo em partes,que Deus nao é uma religião,sim concordo. Mais que o inferno foi criado para controlar a massa,nao sei e tenho minhas duvidas. Pois acho injusto nao haver uma punição para o individuo que fez as piores maudades,morre e pronto.e não vai ter punição(inferno)

    ResponderExcluir
  10. A verdade é que nem deus nem inferno nem céu existe, como o cara disse ae isso foi uma tatica da igreja pra controlar as pessoas antigamente e que por acaso funciona até hoje, parem de viajar a vida é como é aceitem que vcs estão aqui somente pra ocupar espaço e quando morrer vai nascer outros 500 e vcs não vão fazer falta nenhuma ninguém é especial por isso trate de viver sua vida da melhor maneira possível pq um dia vc vai morrer e independente de ter se divertido ou não vc vai só morrer e ser esquecido.

    ResponderExcluir
  11. temos dupla personalidade em matéria de religião,somos duas partes,a de deus,e a do diabo,sempre digo as pessoas que me rodeiam,qual lado voce quer tocar,por esse motivo as pessoas matam,brigão,por simplismente tocar o lado errado,a igreja causa medo pavor,doutrina controla,essa modalidade de dominação caiu muito nos ultimos anos,agora temos outros meios de dominar,a internet,tv,midia,politicas erradas que nos destroem,e uma infinidade de informação que a mente não consegue suportar,nossa mente fica perdida em meio a tantas noticias,nosso chip mental não suporta tanta informação,por isse motivo as pessoas se perdem,não entendem,a ai vem o outro meio de dominação,com tanta publicidade farta os mais fracos vai para as drogas,outras para bebida,outras para prostituição etc.nos casos mais graves são da midia que mostra que voce pode ter uma ferrari,ou outro carro qualquer,e o pior que as pessoas acreditam que pode,sem somar o que ganha,seu grau de escolaridade e capacidade,ai vem o tal do sonho,que na maioria das vezes vira pesadelo,existem amigos entre essas pargas que citei,a pior de todas o capitalismo.hoje esta dificil saber o que é certo ou errado,não existe punição apôs a morte,a punição para o ser humano é o que voce planta hoje para colher amanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo uma ilusão.

      Pense por si e não seja parte de rebanhos.

      Excluir
    2. Em poucas palavras, claro e objetivo, é isso aí, "quem planta tomates não colhe morangos", faça o bem que evitará o mal, não somos isentos da maldade, mas quem procura-acha...

      Excluir
  12. Olá meu nome é marcelo , tenho 17 anos eu sou muito devota a deus , só tenho a dizer que o #inferno não é apenas uma invenção , da mesma forma que existe o céu existe o inferno sim , da mesma forma que Deus existe o Diabo também existe sim , existe o bem e existe o mal .

    ResponderExcluir
  13. Cada um é livre para crêr no que deseja, e assumir as responsabilidades disso.
    Quanto a doutrina católica sobre o inferno está perfeitamente embasada nos ensinos de Jesus Cristo. Não foi jamais uma invenção do catolicismo!
    Este suposto bispo, ou é de uma denominação cismada, ou um autêntico apóstata. É não possui autoridade para negar a Fé da Igreja!
    Para um católico a verdade está naquilo que a Fé Católica professa.
    Aos demais cada um é livre para b pensar o que quiser.

    ResponderExcluir
  14. 2 Timóteo 4:3 Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

    ResponderExcluir
  15. Leiam os livros "Dharma" e "Karma", ambos de Annie Besant. Depois procurem ler livros que falem dos Mestres Ascensionados. Tentam uma melhor visão do mundo real.

    ResponderExcluir
  16. Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.
    2 Pedro 2:4 VAI LER A BÍBLIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso continua no rebanho....Franco MS

      Excluir
  17. imaginem se as pessoas descubrisem que tudo não passou de um conto, de uma forma de manipular as pessoas a aceitarem sua condição, de serem devoto a fé e a crença que eles ouviram desde pequeno? se hoje estamos vivendo verdadeiro horror, imagine um mundo onde ninguem segue nenhum preceito ou religião por mais abitolado que seja. As religiões surgiram para controlar o coração humano que é fragilizado e acredita que o céu deve ser para os bons enquanto o inferno para os maus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As religiões não prejudicam o mundo, acredito de ser somente uma forma das pessoas se comunicar, assim como nós aqui. Não tenho religião escolhida, mas é diferente ela dos preceitos, o mundo está assim pela falta deles e não pela religião, nós temos que saber o q podemos fazer, somos seres racionais. Não entrando no mérito mas tem cada gente "religiosa", quanta hipocrisia. Franco - MS

      Excluir
  18. Continuem acreditando nessas falsas pessoas, que fazem de tudo para você não acreditar no bem ou no mal. Somente um tolo acredita que a vida na terra foi criada por acidente.

    ResponderExcluir
  19. Não digo que a Igreja tenha inventado o inferno “para controlar as pessoas com o medo”, nem que o inferno e os demônios estejam na Bíblia, com as conotações fundamentalistas equivocadas dos que não sabem ou não querem interpretar metáforas e parábolas bíblicas... Creio mais que as próprias pessoas, com o passar do tempo, décadas, séculos, não sabendo explicar, portanto, ignorantes, foram irresponsavelmente inventando, acreditando, propalando crendices, a seu bel prazer. Com a evolução natural do homem e do mundo, muitas coisas que se atribuíam ao além, têm hoje explicações racionais, inteligentes, logo, convincentes. É verdade, também, que o homem sempre procura e encontra muitos “mistérios”, como forma de se proteger e enfrentar suas fraquezas. Apesar dessa evolução, este mesmo homem, acredita piamente, ainda hoje, em pleno século XXI, por exemplo, em demônios, ETs, espíritos de mortos, e, no futuro, daqui algumas décadas, séculos, aparecerão outros, digamos, deuses, que darão sustentação ao homem nas suas angústias, este ser que apesar de divino, é também: complexo, vaidoso, egoísta, avarento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Luiz, permita-me discordar de seu pensamento, pois, veja bem, não quero corrigí-lo, apenas mostrar meu entendimento diferente em relação a esses mistérios da vida.... Ets existem, sim, a meu ver, pois não creio em vida inteligente somente na Terra, num Universo imenso, com uma infinidade de planetas, apenas não sei se visitam a Terra... Quanto a "demônios" e "espíritos de mortos", somos todos espíritos, assim como o Criador, só há espíritos no Universo, encarnados ou não, esse é o meu entendimento, pelo que já estudei sobre o assunto... Agora, claro, cada um crê no que quiser crer, de acordo com seus estudos, mas, ninguém pode se achar o dono da verdade, somente com o tempo poderemos saber quem estava com a razão... Não sei se vc é um ateu, um materialista, mas, se for, tens também todo o direito de não crer em nada além deste mundo... Um abraço!

      Excluir
  20. ATENÇÃO! De fato não existe ""inferno" com infelizes rodeados ou imersos em labaredas de fogo, com diabinhos chifrudos e com tridentes, e, principalmente, não existe "inferno eterno", pois o Criador (ou Deus)é INFINITAMENTE bom, amoroso, piedoso, misericordioso, sempre nos dá uma nova chance, por mais que erremos... Não acreditamos porque cremos que ELE é igual a nós, que tem paciência limitada, que sua misericórdia é limitada, que seu perdão é limitado, que seu amor é limitado.... Não! Seu amor não tem limites! Ele sempre nos perdoa e nos dá nova chance... Não disse Jesus que devemos perdoar 7 vezes 70 vezes??? Se não somos bons (como disse Jesus) e devemos perdoar 7 vezes 70 vezes, quanto é que o PAI, que é o único BOM (como disse Jesus), deve perdoar??? Vamos "acordar", usar o raciocínio lógico, ao invés de seguir automaticamente tudo que está na Bíblia, que não é perfeita, pois foi escrita por seres imperfeitos (há séculos), não pelo PERFEITO... Sem falarmos que a Bíblia teve e tem diferentes traduções, além de diferentes interpretações, por diferentes líderes cristãos... Vejam: se aqui há bons lugares e maus lugares, lugares maravilhosos e lugares horríveis, além daqui é o mesmo! E os lugares horríveis você pode chamar "inferno" ou qualquer outro nome... E esses lugares podem até ser eternos, mas, ninguém ficará por lá para sempre... porque o Criador (ou Deus) é INFINITAMENTE bom, piedoso, amoroso, misericordioso... ELE sempre nos dá nova chance, mas, claro, temos de responder por nossos erros, nossas maldades, nossas injustiças.... E, no "além", cada um vai para onde merece, certamente... Não pode alguém com muitas maldades, injustiças, muitos "pecados", ir para um bom lugar, uma boa "morada", é lógico... Mas não temos uma vida somente para acertarmos ou então irmos para um "inferno eterno".... É procurar estudar bem sobre o assunto, procurando todas as fontes de informação possíveis, e não ficar apenas presos à Bíblia, a uma das diferentes interpretações do que está na Bíblia.... Como disse Jesus: "conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (da ignorância)... E Ele nunca disse que a Verdade estaria somente num livro do futuro, chamado "Bíblia".... Ele mesmo nos mostrou o quanto isso é perigoso, ao pregar diferente das sagradas escrituras judaicas, ao livrar uma mulher de um apedrejamento, ao dizer que devemos perdoar....

    ResponderExcluir

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO