Seguidores

domingo, 2 de outubro de 2016

Furacão de categoria 5 atinge a América do Sul pela 1ª vez em toda a história registrada

A estimativa era para que “Matthew” alcançasse, no máximo, a categoria 3 na Escala Saffir-Simpson, com ventos entre 178-210 km/h. Porém, na noite de sexta-feira dia 30, ele subiu rapidamente para a categoria 5, a máxima da Escala, com ventos superiores a 249 km/h, ondas superiores a 5,5 metros e pressão atmosférica inferior a 920 hPa. Após provocar chuvas e ventos fortes em ilhas no Mar das Caraíbas, “Matthew” avançou bem mais ao sul da posição natural de trajeto dos furacões e com isso, municípios localizados no norte da Colômbia e da Venezuela sentiram os efeitos da tormenta.






Segundo o NHC, essa foi a primeira vez documentada na história, que um furacão de nível máximo alcançou a América do Sul, atingindo o litoral da Colômbia e da Venezuela. Muitos estragos foram registrados, principalmente no estado colombiano de Guajira, onde o vento forte destruiu construções e derrubou muitas árvores. Também houve reporte de danos na região de Adicora, no estado de Falcon, norte da Venezuela.


A rota prevista do furacão Matthew passará por Cuba e Bahamas, com uma chance de atingir a Flórida (EUA), no entanto, isso poderá demorar vários dias. Enquanto isso, continua sendo uma tempestade poderosa de categoria 4, com alertas emitidos em partes do Haiti, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Evan Thompson, diretor do Serviço Meteorológico Nacional da Jamaica, disse que os primeiros efeitos da tempestade já poderão ser sentidos no sábado. “Nós estamos levando isso a sério”, disse Thompson. “Estamos todos em alerta máximo.”

Autoridades jamaicanas disseram que estavam tomando todas as precauções possíveis. “O governo está em alerta máximo”, disse Robert Morgan, diretor de comunicações no escritório do primeiro-ministro. “Esperamos que o furacão não nos atinja, mas se ele nos atingir, estaremos tentando dar o nosso melhor para garantir a segurança da população”.


Coordenadores de desastres, policiais e soldados estão de prontidão e abrigos estão sendo abertos em toda a ilha, disse Morgan.










- KF











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...