Seguidores

Visitas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

AGORA É OFICIAL! ENCONTRADO PLANETA PARECIDO COM A TERRA ORBITANDO A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DO SOL

Orbitando a estrela Proxima Centauri, um planeta muito parecido com a Terra foi anunciado pelos cientistas!

 Sim! A estrela mais próxima do nosso Sol hospeda um planeta que pode ser muito, muito parecido com a Terra! Essa foi a revelação do ESO durante sua conferência feita no último dia 24 de agosto.

Uma fonte anônima, que se dizia ligada ao Observatório Europeu do Sul (ESO), 
alegou que os cientistas haviam descoberto um planeta orbitando a estrela Proxima Centauri
, localizada a 4.2 anos-luz da Terra. Quando essa notícia se espalhou, o porta-voz do ESO, Richard Hook, preferiu ficar calado e não comentar sobre o assunto, mas todos já estavam quase certos de que a informação era verdadeira. Só faltava a confirmação oficial. E ela finalmente veio à tona...

Veja o vídeo explicativo:


Comunicado oficial - descoberto planeta orbitando Proxima Centauri


Segundo o comunicado, feito durante uma conferência de imprensa,astrônomos ligados ao ESO detectaram um planeta do tamanho aproximado da Terra, orbitando a estrela Proxima Centauri, que está a apenas 4.2 anos-luz de distância. O que torna a revelação ainda mais emocionante é o fato do planeta, chamado Proxima b, estar localizado na zona habitável da estrela, ou seja, na distância que favorece a água a permanecer no estado líquido em sua superfície. Um ingrediente primordial para a vida como conhecemos.


"Esperamos que essas descobertas inspirem as gerações futuras a continuar olhando além das estrelas", disse o principal autor do estudo, Guillem Anglada-Escude, físico e astrônomo da Universidade Queen Mary, de Londres. "A busca por vida em Proxima b é o que vem a seguir."


Ilustração artística da superfície de Proxima b, um exoplaneta potencialmente parecido com a Terra
que orbita a estrela mais próxima do nosso Sol.

Os astrônomos já procuravam há muitos anos indícios de um planeta ao redor da estrela Proxima Centauri, usando instrumentos como o Ultraviolet and Visual Echelle Spectrograph (UVES) e o High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher (HARPS), ambos instalados em telescópios operados pelo ESO no Chile.

Fonte: G1

2 comentários:

Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO