Seguidores

Visitas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A NASA alertou que um grande tsunami vai atingir o Brasil?

Será verdade que a Agência Espacial Norte-americana está alertando sobre um tsunami que irá atingir o Brasil em breve?
O texto começou a ser compartilhado nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2016 e afirma que a NASA teria publicado um alerta sobre o perigo iminente de um tsunami de grandes proporções atingir o Brasil.
Segundo o que foi publicado, o cientista da NASA Willian Bauduin teria descoberto que o vulcão Cumbre Vieja em La Palma (uma das Ilhas Canárias) poderia causar um  deslizamento de terra para dentro do mar, o que iria provocar ondas gigantes!!!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Tsunami gigante irá atingir o Brasil, segundo a NASA! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O texto mistura dados reais com uma grande quantidade de alarmismo exagerado e descabido, além de envolver o nome da NASA para conseguir mais credibilidade para o assunto.
O fato é que existe mesmo um vulcão chamado Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias e que ele possui falhas graves em sua estrutura. Também é verdade que se parte dele cair no oceano, as consequências podem ser catastróficas (não tanto para o Brasil, mas isso não tem como ser medido).
Tirando a parte real do texto, vamos à parte fantasiosa e mentirosa desse alerta:
De acordo com esse artigo publicado no Brasil Escola, as chances do Brasil ser atingido por um megatsunami são quase nulas nos próximos 10.000 anos!  
Além disso, a NASA aparece somente no título da matéria e no final, quando o autor diz que o alerta vem de um cientista da NASA chamado Willian Bauduin. Uma busca no site da NASA sobre esse suposto alerta e… Não encontramos nada!
Da mesma forma, a busca pelo cientista Willian Bauduin também não trouxe nenhum resultado.
Ou seja, os criadores desse rumor usaram o nome da NASA e o do cientista (que nem existe) apenas para atrair leitores. Nada mais!
Como podemos ver, há muitos anos circulam pela web textos alertando para a possibilidade de um megatsunami atingir a costa brasileira, mas tudo não passa de meras teorias.      

A foto

A fotografia usada para ilustrar a “matéria” de uma enorme onda derrubando prédios é conhecida da web desde, pelo menos, 2007, e é usada sempre em postagens envolvendo tsunami. A verdade é que essa mesma onda é a mesma usada também em diversas outras montagens, como podemos ver a seguir:
Montagens famosas que usam a mesma onda! (fotos: Reprodução/Google Images)

Conclusão

A NASA não emitiu nenhum alerta sobre um enorme tsunami que poderia atingir o Brasil, em breve! Existe, sim, um vulcão nas Ilhas Canárias que poderia jogar toneladas de terra no oceano e, com isso, gerar enormes ondas – que poderiam chegar a algumas cidade litorâneas – mas não há evidências de que isso possa acontecer agora e tampouco sabe-se exatamente qual seria o tamanho do estrago (caso ele venha ocorrer algum dia).

Créditos: E-Farsas

3 comentários:

  1. E vcs meus caros estão propagando essa farsa,na busca do mesmo objetivo,por favor não espalhe boatos,o tempo hoje é curto e valioso,não busque leitores com sensacionalismos por likes e cliques na página! Perdeu um seguidor.

    ResponderExcluir
  2. E vocês estão fazendo a mesma coisa, IDIOTAS, perdendo seguidores, tchau queridos!

    ResponderExcluir

Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO