Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sonda Rosetta colide em cometa e finaliza sua missão histórica

Após doze anos coletando dados pelo Sistema Solar, sonda da Agência Espacial Europeia termina sua jornada

(FOTO: DLR, CC-BY 3.0 / FLICKR)

Após doze anos coletando valiosos dados sobre o Sistema Solar, a sonda Rosetta terminou sua missão. O aparelho da Agência Espacial Europeia (ESA) colidiu com o cometa 67P/Churyumov-Gersasimenko no início da manhã desta sexta-feira (30) no horário de Brasília.
A agência perdeu contato com a sonda no fim da tarde de quinta-feira (29), quando ela entrou no curso de colisão com o cometa em uma altitude de 19 quilômetros. Rosetta foi eficiente até o fim: durante a aproximação, ela coletou informações sobre o gás, a poeira e o plasma que envolvem a superfície do 67P, além de captar imagens dele — os dados foram enviados para a Terra antes da perda de contato.
"A Rosetta fez história mais uma vez", disse Johann-Dietrich Wörner, diretor da Agência Espacial Europeia. "Hoje celebramos o sucesso de uma missão que mudou o jogo, uma que ultrapassou todos nossos sonhos e expectativas e que continuará o legado da ESA no estudo de cometas." 
IMAGEM CAPTADA POR ROSETTA AO SE APROXIMAR DO COMETA (FOTO: ESA/ROSETTA/MPS)
Histórico
Desde que saiu da Terra, em 2004, a Rosetta deu várias voltas ao redor do nosso planeta, passou por Marte e encontrou dois asteroides. Em novembro de 2014, o robô Philae se desprendeu da sonda para pousar no cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, se tornando a primeira criação humana a tocar a
superfície de um cometa.
A decisão de terminar a missão colidindo no cometa surgiu a partir do fato de que a sonda e o cometa estavam indo para além da órbita de Júpiter. A distância do Sol dificultaria a recarga de Rosetta, que ficaria com pouca energia para funcionar. Vida longa e próspera. 
SEQUÊNCIA DE IMAGENS CAPTADAS POR ROSETTA AO SE APROXIMAR DA SUPERFÍCIE DO COMETA 67P/C-G (FOTO: ESA/ROSETTA/MPS)
- KF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...