Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A bizarra morte de João Paulo I e as coisas escondidas nos arquivos secretos do Vaticano

Arquivo Secreto do Vaticano é vasto, para dizer o mínimo. Abrange uma área de cerca de 85 km de prateleiras lineares e tem cerca de 150 mil documentos, que dizem que cobrem quase mil anos de história. Acessá-los não é tão complicado como no passado, mas a fim de entrar e ver uma pequena parte deles que é pública, você precisa ter a aprovação do Estado.


No entanto, o sigilo e a desconfiança com que são guardados estes arquivos, alguns dos quais miram até mesmo o Papa, têm dado origem a teorias sem fim sobre o seu conteúdo. Chegou-se a especular que o destino da Igreja mudaria se os segredos desses documentos fossem divulgados.


De acordo com a Discovery Networks, existem dois grandes mistérios que estão escondidos no local e têm a ver com dois papas: João Paulo I e João Paulo II.
O primeiro poderia ser o real motivo de sua morte. Em 28 de Setembro de 1978, apenas 33 dias depois de ter servido como Sumo Pontífice, João Paulo I foi encontrado morto em seu quarto dentro do Vaticano.
O veredito oficial foi um infarto agudo do miocárdio produto de má administração de remédios, mas seu médico negou esta versão dizendo que não lhe tinha prescrito nada, porque o Papa apresentava boa saúde. Além disso, ele foi encontrado em sua cama em repouso, algo impossível após ter um ataque cardíaco.
Teorias que contradizem essa versão são muitas, mas a mais conhecida é a que indica que João Paulo I tinha sido o alvo de um ataque gestado entre a própria Igreja e a máfia italiana, após ele declarar sua intenção de reorganizar o Banco do Vaticano.
A verdade é que a investigação foi rapidamente encerrada e seu resultado só o papa atual pode acessar.  


Sobre João Paulo II, diz-se que o Arquivo Secreto poderia saber o que o Papa falou com o terrorista turco Ali Agca, que tentou assassiná-lo em 1981, quando ele foi visitá-lo na prisão anos depois.
Nunca ninguém soube o pormenor da conversa, mas pressupõem-se que Agca confessou que tinha sido o instigador do ataque, dando como responsáveis o serviço secreto da Bulgária e a KGB (o nome da agência de inteligência da União Soviética).
Outros dizem que esta ordem veio do próprio Vaticano, enquanto outra versão diz que o culpado era Ayatollah Khomeini, que é considerado o fundador da República Islâmica do Irã.
Teorias também garantem que há uma relação da Igreja Católica com o nazismo, investigações sobre pederastia ou apócrifos evangelhos, excluídos do cânon da Igreja.


Fora a especulação daqueles que dizem que o termo “segredo” ( secretum ) é que, no século XV, foi utilizado para definir pessoas ou instituições próximas do príncipe, neste caso o Papa. por isso o nome expressaria que este é o arquivo “pessoal” do Pontífice.
A verdade é que, sendo o arquivo de uma das maiores religiões do mundo, o halo de teorias da conspiração e misticismo nunca vai deixar de existir. [Fonte]
- KF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...