Seguidores

Visitas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PM interrompe espetáculo e prende ator em Santos

Peça 'Blitz' critica os abusos policiais e mortes envolvendo a Polícia Militar


A Polícia Militar interrompeu o espetáculo Blitz – O Império que Nunca Dorme, da companhia Trupe Olho da Rua, na tarde de domingo, 30, e levou um de seus atores para o 1° DP da cidade de Santos, litoral de São Paulo.
De acordo com Raquel Rollo, produtora e atriz, policiais militares interromperam a apresentação, apreenderam material de produção, como som e cenário utilizados e algemaram um dos atores. No meio da confusão, o ator Caio Martinez Pacheco foi detido e obrigado a prestar depoimento sobre a peça.
Em nota, o comando do Policiamento da Baixada Santista afirma que requisitou os registros documentais da ocorrência e analisará a conduta dos policiais militares.
No Facebook, o ator se manifestou no fim do dia. “Fui solto agora, desobediência, resistência e desrespeito com os símbolos nacionais. O Fascismo é uma cadela que está sempre no cio”, disse, citando o escritor alemão  Bertolt Brecht.
A peça Blitz, que tem apoio do Governo do Estado por meio da Ação Cultural (ProAC), critica os abusos policiais e mortes envolvendo a Polícia Militar.
Fonte: Veja

NASA anuncia que todas as suas pesquisas estão agora a disposição do público.



A NASA anunciou que todas as suas pesquisas estão à disposição do público em um novo portal online.
O novo site PubSpace, vai colocar todas as pesquisas e dados que a NASA tem, acessíveis no prazo de um ano. Que também incluirão revistas e trabalhos acadêmicos.

“Na NASA, estamos celebrando esta oportunidade de estender o acesso ao nosso extenso portfólio de publicações científicas e técnicas”, disse o Administrador adjunto da NASA Dava Newman, em um comunicado a imprensa. “Através do acesso aberto e inovador, convidamos a comunidade global para se juntar a nós na exploração da terra, do ar e do espaço.”
A promessa é um pedido do governo para tornar os órgãos de ciência mais transparentes e acessíveis ao público. A NASA espera que o maior acesso do público acelere a propagação de informações, promovendo assim o interesse e, finalmente, avançar o seu conhecimento científico.
A União Europeia disse recentemente que eles também esperam deixar todas as suas investigações científicas acessíveis gratuitamente até 2020.
“Fazendo nossos dados de pesquisa serem mais facilmente acessados, isso irá ampliar enormemente o impacto sobre elas”, disse a cientista-chefe da NASA Ellen Stofan. “Como cientistas e engenheiros, trabalhamos com a construção em cima de uma fundação colocada por outros.”

ETs estão tentando falar conosco? Entenda o caso

Astrônomos franco-canadenses acreditam que sinais "estranhos" enviados a partir de algumas estrelas podem ser de alienígenas


São Paulo –Um grupo de astrônomos franco-canadenses afirma que um número considerável de estrelas está enviando mensagens a partir de estranhas modulações. Alguns já alegam que estes sinais podem ser uma tentativa de comunicação extrraterrestre.
Os cientistas franco-canadenses analisaram espectros de 2,5 milhões estrelascatalogadas na base de dados do Sloan Digital Sky Survey. Dessas, 234 estão emitindo pulsos de luz separadas por um intervalo de tempo constante.
Segundo os pesquisadores, esse sinal tem exatamente a forma de um sinal ETI(sigla em inglês para inteligência extraterrestre) previsto por Ermanno Borra, um dos autores da pesquisa atual, em um artigo publicado em 2012.
Apesar da confirmação da previsão de Borra, os astrônomos admitem no estudo que os sinais podem não ser enviados por alienígenas. “Embora improvável, há também a chance de que os sinais são devido a composições químicas altamente peculiares em uma pequena fração de estrelas halo galácticas.”
Além dessa similaridade com o sinal predito por Borra, a maioria das 234 estrelas foi encontrada entre a faixa espectral F2 e K1, de acordo com o estudo. Isso significa que esse pequeno intervalo está centrado em torno do espectro do Sol. O nosso Sol é o único que sabemos que tem uma espécie inteligente que vive perto dele. Assim, é de se esperar que outros tipos de vida também precisem estar ao seu redor para sobreviver.
No entanto, muitos cientistas estão com um pé atrás em relação a esse estudo. O Breakthrough Listen, uma iniciativa para procurar vida alienígena e que conta com apoio de Mark Zuckerberg e Stephen Hawking, afirmou em um comunicado publicado pela Astronomy Magazine que a mensagem era promissora. Porém, ela deve ser profundamente analisada antes que seja atribuída a ETs.
“Um trabalho cuidadoso deve ser feito para determinar taxas de falsos positivos, para descartar explicações naturais e instrumentais, e mais importante, para confirmar as detecções usando dois ou telescópios mais independentes”, diz o comunicado.
Como tudo que já foi descoberto até agora, desde sinais promissores até megaestruturas alienígenas, é muito cedo para dizer que os alienígenas estão tentando se comunicar com outras civilizações. O que parece desse estudo é que – infelizmente – é bem improvável que os ETs queiram levar um papo com os humanos.
Fonte: Exame

Vídeo mostra Neymar empurrando adversário em escadaria

Atacante brasileiro se desentendeu com zagueiro português do Granada. Após encaradas, xingamentos e empurrões, dupla foi contida por companheiros

Neymar adicionou mais um item a sua coleção de confusões com adversários no último sábado. Durante a vitória sobre o Granada por 1 a 0 no Camp Nou, o brasileiro se desentendeu com o zagueiro Rubén Vezo dentro de campo. Imagens captadas por uma emissora espanhola mostraram que a briga se estendeu à entrada do vestiário, onde Neymar empurrou o adversário em uma escadaria. Os brigões tiveram que ser contidos por companheiros.

O programa espanhol El Chiringuito de Jugones, do canal Mega, flagrou os detalhes do incidente. A rixa teve início após uma falta cometida por Neymar em Isaac Cuenca. O português Vezo, então, foi tirar satisfações com o brasileiro, que não se intimidou e respondeu com xingamentos e uma encarada. Ambos receberam cartão amarelo.
Neymar, então, fez um gesto como se convidasse o adversário a resolver as diferenças depois da partida. Vezo se animou após a derrota, passou por Neymar e faz um sinal como se o aguardasse nos vestiários. Neymar, então, empurrou o português, que caiu na escadaria do Camp Nou. Um auxiliar do Barcelona conseguiu conter Vezo, mas não evitou que Neymar também caísse na confusão. Após a partida, os jogadores de ambas as equipes evitaram comentar o ocorrido.
Fonte: Veja

Físico brasileiro tenta provar na USP que é possível mover matéria com a mente

A proposta do experimento é verificar se é possível mudar o comportamento da luz usando apenas a consciência. A ideia é polêmica e nenhuma fonte tradicional de financiamento científico quis ajudar.


O físico quântico Gabriel Guerrer quer entender se é possível alterar a matéria com a força da mente. Trata-se de uma área de pesquisa tão incomum e polêmica que não há nenhum grupo de pesquisa em nenhuma universidade do país investigando o tema pela perspectiva da Física. “Também não há nenhuma fonte de financiamento”, diz ele.
Gabriel submeteu sua pesquisa aos órgãos de fomento à pesquisa, mas a resposta foi um “não”, com a justificativa de que “o tema não se enquadra na nossa lista de prioridades”. Por isso, ele está buscando um caminho menos convencional: o crowdfunding. “Há um preconceito dos físicos contra estudos sobre consciência, porque não há nada nela objetivo, que possa ser medido”, diz. “Mas é possível que ela seja um ingrediente fundamental da realidade. E é um tema do interesse do público. Por isso pensei em bancar as pesquisas com ajuda do público.”
O plano de Gabriel é levantar 48 mil reais para reproduzir uma série de experimentos realizados recentemente pelo cientista americano Dean Radin, do Instituto de Pesquisas Noéticas (sobre consciência), na Califórnia. Radin bolou um teste engenhoso: num ambiente totalmente fechado, ele disparou um feixe de laser contra uma parede que tinha dois pequenos buracos, de maneira que ele conseguia captar precisamente as ondas de luz que chegavam ao outro lado. Aí ele pediu para voluntários que se concentrassem naquela luz, com a intenção de forçá-la a passar por apenas um dos buraco. E mediu com precisão para verificar se houve algum efeito.
Os resultados foram muito sutis, mas ainda assim impressionantes. Em três artigos, ele mostrou que a maioria das pessoas não consegue mudar em nada o comportamento da luz. Mas alguns indivíduos – geralmente meditadores experientes, mas também alguns músicos e praticantes de artes marciais – geravam um efeito muito discreto, porém indiscutível. A conclusão é que pessoas com alta capacidade de concentração conseguem desviar as partículas de luz, que são feitas de matéria, usando apenas a mente.
O problema é que Dean Radin é pesquisador de uma instituição independente, sem vinculação com nenhuma universidade, nem muita reputação no establishment científico tradicional. “Se replicarmos o resultado na USP, seria a primeira vez que algo assim seria verificado numa grande universidade. Seria muito importante.”
Dono de uma carreira precoce (entrou na faculdade aos 16, terminou o doutorado aos 25), Gabriel, hoje com 31 anos, é um cético bem treinado. Ele já conduziu experimentos nos grandes centros internacionais da física, incluindo o Cern, na Suíça, lar do principal acelerador de partículas do mundo. “Estou propondo algumas melhorias no experimento original do Radin, para termos certeza de que é a mente mesma a responsável pelo efeito, e não alguma fonte de interferência”, diz. Na USP, ele pretende monitorar todos os fatores que podem interferir no resultado, inclusive variações de temperatura, luz, calor e campos magnéticos, algo que Radin não fez. A pesquisa será uma colaboração entre os institutos de física e psicologia.
Leia também: Uma reportagem da SUPER com um balanço de tudo o que se sabe sobre os poderes da mente​

Revolução científico-cultural

Mas por que estudar esse tema? Por que se dedicar a algo que gera tanta resistência entre os colegas? “Quando eu estava na escola, eu era fascinado pelos cientistas pioneiros” – gente como Newton e Einstein, que formularam hipóteses que contrariavam a visão de mundo de sua época e acabaram mudando radicalmente a história do conhecimento humano. “Mas aí o que encontrei quando me tornei cientista foi um ambiente conservador, que rejeita o que não se encaixa nos modelos. Os cientistas de nome são aqueles que menos querem arriscar”, diz ele.
Gabriel quer arriscar. “Escolhi o tema que tinha o maior potencial de inovação”, explica. Segundo ele, se realmente se comprovar que a consciência tem a capacidade de alterar o comportamento da matéria, isso mudaria profundamente nossa concepção sobre o mundo. Hoje, o consenso científico é materialista: para interagir com a matéria é preciso outra matéria, ou a ação de uma das forças conhecidas, como a gravidade e o eletromagnetismo, que dependem da distância para agir (e só agem de perto). “A consciência poderia ser uma espécie de força também, mas, ao contrário das outras, ela agiria independentemente da distância, o que em si já seria uma enorme quebra de paradigma”, teoriza. “Talvez seja algo que não tem dimensão, que age por trás do espaço-tempo.”
Mas isso são especulações e Gabriel prefere não especular. “O que eu sei é que sinto claramente que está faltando alguma coisa na nossa visão de mundo. Nosso modelo de compreensão está incompleto.” Segundo ele, há anomalias sendo detectadas no mundo inteiro, mas o preconceito evita que elas sejam investigadas. “Vamos supor que eu consiga confirmar as conclusões de Radin. Nesse caso, precisaremos de um paradigma teórico completamente novo para dar conta da realidade. Ou não. Talvez o resultado seja negativo.” Aí Guerrer vai procurar novos experimentos para tentar encontrar o que está faltando na nossa compreensão do Universo.
Veja o vídeo do crowdfunding:
Fonte: Super Abril

Igreja de Justin Bieber chega ao Brasil

Com 16 unidades no mundo, a australiana Hillsong estabelece filial em São Paulo de olho nos jovens. ‘Vamos conquistar este continente’, bradou pastor

Justin Bieber com o pastor da Hillsong Church, Carl Lentz (esq) (Reprodução/Instagram)

A enorme fila que se formava neste domingo em frente à casa de espetáculos Audio Club, na zona oeste de São Paulo, dava a entender que rolaria por ali algo como o show da banda indie do momento. A dica de que a aglomeração se tratava, na verdade, de um culto evangélico era a Bíblia debaixo do braço de jovens moderninhos. Eles estavam empolgadíssimos com a inauguração do primeiro templo nacional da Hillsong, uma das igrejas evangélicas mais influentes (e descoladas) da atualidade.
A fama não veio por acaso: depois de investir pesado em entretenimento, com a música como principal vitrine, a Igreja nascida na Austrália passou a ser refúgio espiritual de celebridades como os atores Vanessa Hudgens e Austin Butler, os cantores Nick Jonas e Selena Gomez e a modelo Kendall Jenner. Entre os brasileiros, já atraiu ou despertou o interesse do jogador David Luiz e da atriz Bruna Marquezine, que publicou no Instagram um vídeo feito em um culto nos Estados Unidos (leia mais abaixo). O fiel mais fervoroso entre eles, no entanto, é o canadense Justin Bieber, responsável por colocar a Hillsong nos principais sites de notícias do mundo.

Fonte: Veja

Quem é Marcelo Crivella?

"Isenção de IPTU a templos religiosos alugados aprovada em 1º turno"
O Senado aprovou em março deste ano e em primeiro turno e com 57 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição (PEC 133/2015) apresentada pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) os imóveis alugados para templos religiosos e utilizados para cultos. O texto altera o art. 156 da Constituição, que trata da cobrança de IPTU. A proposta deve passar ainda por um segundo turno de votação.


Crivella lembrou que a Constituição já concede imunidade tributária para os templos de qualquer culto, de forma a proteger a liberdade de crença, mas deixou de fora os imóveis alugados. Para o senador, a propriedade ou não do imóvel não é o que deve ser fundamental para que o imposto deixe de incidir, mas a existência ou não da prática religiosa.
— Além de violar a liberdade de crença, a criação de obstáculo para o exercício das religiões, como o pagamento de impostos, não é interessante, pois as igrejas cumprem papel social extremamente relevante e indispensável para um país tão desigual como ainda é o Brasil — afirmou Crivella.
O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Benedito de Lira (PP-AL) acrescentou que quando o imóvel é alugado não se aplica a imunidade, uma vez que nos contratos de locação é comum a transferência da responsabilidade de pagamento do IPTU para o locatário. Por isso, segundo ele, é necessária a regulamentação da irregularidade desse tipo de cobrança.
Agência Senado

NASA divulga incrível projeto de nave espacial com motor de dobra

Enterprise da vida real poderia um dia nos levar para outros sistemas estelares.

Crédito da Imagem: Mark Rademaker / NASA.

O Dr. Harold White, que está trabalhando no programa Warp Drive (em português, Motor de Dobra) na Johnson Space Center da NASA, divulgou estas impressões artísticas em 3D, produzidas pelo artista Mark Rademaker, que podem ser visualizadas aqui.
Rademaker disse que o projeto envolve “uma nave situada no centro de dois enormes anéis, que seriam responsáveis por criar a bolha de dobra”.
White passou sua carreira trabalhando em maneiras de impulsionar naves espaciais para velocidades próximas a da luz, e este modelo poderia alcançar tal velocidade dobrando o espaço ao seu redor, fazendo com que a distância se encurte. Isso significa que a Enterprise não iria quebrar a teoria da relatividade de Einstein, pois dentro de sua pequena bolha, nada estaria se movendo mais rápido que a luz.
White acredita que, se o seu trabalho for bem sucedido, ele vai desenvolver um motor que poderia nos levar a Alpha Centauri em duas semanas. Ele estipulou alguns passos que precisam ser seguidos.
Assista a palestra fascinante dada pelo Dr. White na conferência Space Vision, em 2013, abaixo.

Artigo adaptado do original, publicado por Fiona MacDonald, na Science Alert, com o título, NASA’s Design for a Warp Drive Spaceship is Amazing.

O dia em que o primeiro ataque alienígena foi “confirmado” em Nova York

Uma enorme bola de fogo riscou o céu de Nova York, nos Estados Unidos, na manhã deste domingo, 30 de outubro. O que se acreditava ser um meteoro era, na verdade, uma grande cápsula de metal, que assustou os moradores e curiosos que foram verificar o local. Um ataque, vindo de um laser da cápsula, deixou dezenas de vítimas. As autoridades ainda não confirmaram a autoria do atentado, mas sabe-se que o exército já foi chamado para conter a situação.”




Você certamente achou este texto estranho e já pesquisou em outros sites para comprovar que tudo não passa de uma mentira. Mas, em 30 de outubro de 1938, mais de 1 milhão de pessoas passaram por momentos de pânico ao ouvir a suposta notícia da invasão alienígena na rádio CBS. Na verdade, tudo não passava de uma peça de Orson Welles, encenada pelo “Mercury Theater on the Air”.

Mesmo com os anúncios nos jornais de que naquela noite a rádio iria transmitir a história, muitas pessoas mudaram de estação e sintonizaram na CBS quando a “invasão” já havia começado.
Na época, a atração com a maior audiência era o “Chasen and Saborn Hour”, de uma emissora concorrente. Porém, 11 minutos após o início do quadro, um cantor entrou no ar e fez com que os ouvintes buscassem outros programas. Estima-se que 2 milhões de pessoas trocaram de estação, muitas encontrando a “Guerra dos Mundos” em seu ápice.
A música da Ramon Raquelo Orchestra era transmitida do Meridiam Room do Park Plaza Hotel, em Nova York, quando a programação foi interrompida para noticiar a queda de um meteoro. Entra em cena um astrônomo da Universidade de Princeton para dar as devidas explicações. A realidade é que o tal “professor” era o próprio Orson Welles, e a famosa orquestra era composta por músicos da própria rádio, sob a regência de Bernard Herrmann, que posteriormente iria compor a trilha de “ Psicose”.

A transmissão ia aumentando o clima de tensão, enquanto mais especialistas relatavam a cena de terror que acontecia em Nova York. O ator Frank Readick, inspirado na trágica transmissão do incêndio do dirigível Hindenburg, narrou aos ouvintes a descoberta de um cilindro de metal de onde saía um terrível “monstro”. Um primeiro confronto teria matado 40 pessoas. No segundo, 7 mil homens do exército americano teriam sido dizimados.
Outras nações ofereciam ajuda, enquanto os alienígenas prosseguiam pela cidade lançando um gás venenoso, deixando um rastro de morte e destruição. Do outro lado, relatos contam que pessoas estavam em pânico, grupos saíram às ruas armados e cidadãos cometiam suicídio para não presenciar o ataque.

Percebendo a proporção que o “especial de Dia das Bruxas” havia tomando, Davidson Taylor, supervisor da CBS, pediu para que Welles parasse a transmissão e tranquilizasse os ouvintes, dizendo que tudo não passava de ficção. Porém, Welles se recursou, afirmando que um anúncio tiraria o público daquele estado de “fantasia”.
Hadley Cantril, um dos cientistas que estudou o pânico criado pelo falso ataque, entrevistou pessoas que afirmaram ter sentido o cheiro de gás naquela noite e até visto as chamas da batalha entre alienígenas e o exército. Um ouvinte chegou a relatar que a parte mais realista era a que “as chamas varriam o país”, porém este trecho não constava no roteiro.

Outros casos

Pode parecer impossível que as pessoas acreditem novamente em uma história como essa, mas aconteceu. Em 12 de novembro de 1944, um ator interpretou o Ministro do Interior em uma transmissão na cidade de Santiago, Chile. O resultado? Uma mobilização das tropas de infantaria do país.
Em 12 de fevereiro de 1949, a história foi ainda pior: uma versão de “Guerra dos Mundos”, feita pela Rádio Quito, no Equador, resultou em um ataque por parte da população. Ao saberem que tudo não passava de encenação, alguns ouvintes colocaram fogo no estúdio da emissora, causando a morte de pelo menos 6 pessoas.

FONTE(S) 
  • G1
  •  
  • SEU HISTORY
  •  
  • DW

Confira as últimas imagens do cometa 67P/C-G feitas pela sonda Rosetta

A missão Rosetta chegou ao fim, e a sonda já se encontra desligada, na superfície do cometa...

Antes de seu impacto controlado na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), teve oportunidade de estudar o ambiente de gás, poeira e plasma que encontra-se bem próximo de sua superfície. A confirmação do fim da missão pôde ser acompanhada ao vivo, aqui mesmo em nosso site. Ela chegou ao centro de operações em Darmstadt, na Alemanha, ás 11:19 UTC, do dia 30 de setembro.

Além de analisar dados importantes sobre o ambiente superficial do cometa, a sonda Rosetta registrou imagens em alta reslução. Um belíssimo exemplo, divulgado pela ESA pouco tempo após seu recebimento, mostra a superfície do cometa 67P/C-G a uma altitude de 16 quilômetros. A imagem foi foi feita pela câmera grande angular OSIRIS, no dia 30 de setembro, pouco tempo antes do impacto controlado. A resolução da foto é de aproximadamente 30 cm por pixel, e abrange uma área de 614 metros de diâmetro.


Superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko fotografada por Rosetta, a uma altitude de 16 km.
Créditos: ESA /Rosetta / MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA
Clique na imagem para ampliar

Outro registro fascinante foi feito a apenas 20 metros de altitude. Trata-se da última imagem feita pela sonda Rosetta antes de cair na superfície do cometa. Ela mostra uma área de 2,4 metros de diâmetro, e sua resolução é de 5 mm por pixel.


Última foto da sonda Rosetta antes do impacto, feita a apenas 20 metros de altitude.
Créditos: ESA /Rosetta / MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA

A decisão de terminar a missão com a queda da sonda na superfície do cometa se deu porque ambos estão se distanciando para uma região além da órbita de Júpiter, o que dificulta a recarga das baterias da sonda, que por sua vez depende de energia solar.
A missão Rosetta, da ESA, foi lançada em 2004, e chegou ao cometa 67P/C-G em 6 de agosto de 2014. Em 4 de novembro de 2014, uma sonda menor, chamada Philae, se desprendeu da nave mãe e foi em direção a superfície do cometa. Deveria ser um pouso controlado, mas infelizmente os arpões não funcionaram corretamente, o que fez Philae ricochetear diversas vezes antes de se estabilizar no solo. Ainda assim, os controladores da missão conseguiram receber diversas imagens feitas pela sonda Philae, o que contribuiu para descobertas sem precedentes sobre os cometas.

Cometas são cápsulas do tempo, que contém material primitivo da época em que o Sol e seus planetas estavam em formação. Rosetta foi a primeira e, até o momento, a única sonda a presenciar de perto as mudanças de um cometa conforme ele se aproxima do Sol. Entender os cometas é compreender a origem e a evolução do nosso Sistema Solar, e nesse quesito, a missão Rosetta desempenhou um papel importantíssimo para toda a humanidade.


Imagens: (capa-ilustração/ESA) / ESA /Rosetta / MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA
Galeria do Meteorito 

Papa diz que o “humor” é atitude mais próxima de Deus

O papa Francisco sempre tem algo de muito positivo a dizer. Desta vez, durante um encontro com jesuítas no Vaticano, ele disse que  o humor é uma das atitudes que mais aproxima de Deus.   “A atitude humana mais próxima à graça de Deus é o humor”, disse Francisco aos religiosos segundo informou o padre Antonio Spadaro.   

Foto: Getty Images
O pontífice disse também que a  “alegria é o que constitui a mensagem evangelizadora” porque “uma boa notícia não pode ser dada com o rosto triste”.   “A alegria não é um ato decorativo, mas um claro índice da graça. Indica que o amor está ativo, operante e presente. Para quem vai buscá-la, não pode confundir-se com um efeito especial que a nossa época sabe produzir por exigência de consumo. Mas, deve buscá-lo em sua essência que é a permanência”.

Aos religiosos, que são da mesma Ordem religiosa que Jorge Mario Bergoglio, o líder católico afirmou ainda que a “misericórdia não é uma palavra abstrata, mas um estilo e vida que coloca a palavra depois dos gestos concretos”. 
Fonte: Yahoo 

FAMILIARES TÓXICOS: TRANSTORNOS QUE PODEM CAUSAR

Talvez você se identifique com muitas das pessoas que tiveram de lidar com uma família tóxica porque os familiares tóxicos são mais comuns do que pensamos.
E, às vezes, não somos conscientes de que estamos submergidos em uma delas.
Esta é uma situação complicada, um tipo de toxicidade da qual não podemos escapar e que não podemos  evitar. Mas, você sabia que, as famílias tóxicas podem gerar ou provocar transtornos mentais?
Hoje nos aprofundaremos um pouco em todas essas coisas.

Famílias tóxicas e os problemas mentais

A família é muito importante, já que é nela que as crianças se educam e começam a adquirir certas habilidades para se comunicar com os demais e lidar com o mundo.
Por isso, não é difícil de acreditar que uma excessiva toxicidade pode provocar severos transtornos, se não houver equilíbrio e emoções saudáveis no ambiente familiar.
Existem muitos tipos de família, principalmente aquelas desestruturadas, com graves problemas de superproteção   e outras circunstâncias que podem afetar às crianças; estas famílias fazem com que estes, amanhã, sofram com psicopatologias cuja origem são desconhecidas até hoje.
É por isso que abordaremos algumas das relações mais interessantes e reais entre famílias tóxicas e seus problemas mentais: Vamos a eles!

1. O efeito Pigmalião e sua influência nas crianças

O efeito pigmalião é o papel que as crianças adotam por influência dos pais, ou seja, tudo o que o pai deseja ou teme para seus filhos acaba se convertendo em realidade.
Por isso, todo rótulo que colocamos em nossos filhos como “é preguiçoso”, “é mau caráter” pode provocar um grande impacto na criança no futuro.
A família não tem ideia do quanto as crianças se influenciam com isso. Não sabem que qualquer rótulo pode ser adotado posteriormente pelos pequenos. De alguma maneira contaminam sua conduta.

2. Amores que matam

Há uma frase que muitos pais ou famílias dizem a seus filhos: “ninguém vai amar você mais do que nós”. Se isso literalmente for levado ao pé da letra,  pode causar, ainda que não se sintam muito queridos no seu ambiente familiar, não se sentirão no direito de reclamar, porque “eles fizeram isso para o meu bem”.
O grande problema disso é que pode resultar em um grande silêncio ante situações extremas como maus tratos e abusos emocionais.
É importante saber que o amor da família pode não ser saudável e por isso devemos questioná-lo. A família não tem que ser boa só pelo fato de ser sua família: às vezes esta é muito tóxica.

3. Pais superprotetores

A superproteção pode ocasionar problemas como a dependência emocionale as crianças terão uma luta contínua na sua fase adulta. Por isso é importante manter um equilíbrio e nunca chegar ao limite da superproteção.
Quer um filho inseguro? Quer uma pessoa que não tenha confiança em si mesma? A superproteção é o que origina esses graves problemas emocionais dos quais não será fácil sair. Tudo o que acontece na nossa infância nos marca.

4. Desejos e inseguranças projetadas

Quantas vezes em uma briga de casal tem se visto as crianças com medo? Apesar de não querer admitir, problemas conjugais, por vezes, nos afetam tanto que ignoramos que as crianças ou adolescentes estão chorando, isso realmente afeta a todos.
Além disso, muitas famílias sobrecarregam suas frustrações e inseguranças sobre eles, levando-os a ficar sob grande pressão, à qual não deveriam ter sido submetidos! Eles não são culpados pelos problemas dos mais velhos!
Todas essas situações familiares podem resultar em depressões, em transtornos da personalidade, em situações de dependência e muitas outras psicopatologias que ficam muito complicadas e duram por toda a vida adulta.
Você foi criado com familiares tóxicos ou tem uma família tóxica? Que problemas isso têm ocasionado a você? Não escolhemos a família, mas ao menos, podemos ser conscientes de como ela é, para evitar repetir a mesma história com nossos filhos.
Pensemos um pouco mais neles; nossos problemas não são maiores que os deles e nem estão à frente dos seus.
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE