Seguidores

Visitas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Objeto descoberto além da órbita de Netuno está viajando na ”direção errada”

De uma coisa podemos ter certeza: enquanto houver telescópios observando o céu noturno, sempre estaremos encontrando algo novo

Um novo objeto foi descoberto recentemente no Sistema Solar, e ele está se comportando de maneira muito estranha… O novo objeto trans-netuniano já tem até nome: Niku. E seu tamanho é relativamente pequeno, de apenas cerca de 200 km de diâmetro. Mas não é seu tamanho que está chamando a atenção da comunidade científica.
Praticamente todos os corpos do Sistema Solar se comportam da mesma maneira, e tudo é muito plano por aqui, com todos os planetas se movendo no mesmo sentido. De acordo com a revista New Scientist, o novo objeto tem uma inclinação de 110 graus com relação ao restante do Sistema Solar, e se desloca no sentido oposto de todos os outros corpos que conhecemos, como um carro na contra-mão.
Além disso, ele pode não estar sozinho. Evidências preliminares apontam que o estranho objeto viaja em grupo. Niku (que significa “rebelde em chinês), foi encontrado utilizando o Pan-STARRS, no Havaí, um sistema de telescópios e câmeras criados para detectar objetos próximos da Terra. Embora Niku não seja o único objeto do Sistema Solar com uma órbita retrógrada, os cientistas ainda não entendem porque o objeto recém descoberto tem uma órbita tão estranha e incomum.
Isso sugere que há mais coisas acontecendo no Sistema Solar exterior do que aquilo que conhecemos, disse o astrofísico Matthew Holman, parte da equipe que descobriu Niku. E o mais interessante é que a cada objeto descoberto, a cada nova revelação, mais chegamos perto de entender o que de fato está acontecendo na periferia do Sistema Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário