Seguidores

Visitas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

O que acontece se um astronauta estiver sem seu traje espacial?

Já se perguntou o que aconteceria com alguém sem traje espacial no vácuo do espaço? Será que é igual aos filmes? O corpo realmente explode?


Na Terra vivemos muito bem graças a nossa atmosfera protetora, ela nos protege de raios solares prejudiciais, regula a temperatura, e garante que teremos uma vida agradável. No vácuo do espaço o clima é bem mais hostil, sem a atmosfera protetora você está exposto a tudo.
O perigo mais grave no espaço é a falta de oxigênio e o ebullism (ou ebulição). Ebullism é a formação de bolhas em todos os fluídos corporais do seu corpo, consequência da baixa pressão. A pressão no espaco é tão baixa que diminuiria o ponto de ebulição dos líquidos de seu corpo para uma temperatura menor do que a temperatura normal dele (37 o C), e o resultado disso é a formação de bolhas em seus fluídos corporais, algo que bagunçaria tudo. Você iria inchar bastante, talvez duas vezes o seu tamanho, mas não explodiria devido a elasticidade da pele. Seu sangue iria ferver, e de repente você estaria num mar de dores insuportáveis, e sua circulação sanguínea seria impedida.
Como já mencionado, um outro perigo é a falta de oxigênio, Após cerca de 15 segundos seu corpo já teria utilizado todo o oxigênio do corpo, o que iria faze-lo desmaiar. Mas você deve estar pensando: “Mas eu consigo prender minha respiração por minutos.”. Mas a situação no espaço é diferente, devido a baixa pressão do lado de fora todos os gases do seu pulmão expandiriam rapidamente, causando uma ruptura em seus pulmões.
Depois de perder a consciência, você teria no máximo uns 2 minutos até morrer. Claro, há fatores desagradáveis como os raios ultravioletas do sol que está lhe dando queimaduras horríveis em seu corpo. Raios ultravioletas, raios X e os raios gama podem danificar seu corpo, o que pode trazer mutações genéticas como o câncer. E também é extremamente frio, mas o vácuo não iria te congelar instantaneamente, mas sim tirando o seu calor do corpo pouco a pouco.
Você inchar, queimar, ter seu corpo mutado, ou terem seus pulmões explodidos não deve ser uma sensação adorável. Mas não se preocupe, você terá um ou dois minutos para ser resgatado antes de morrer, então cabeça erguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário