Seguidores

Visitas

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

” Inferno foi inventado pela igreja para controlar as pessoas com o medo ”, diz Padre aposentado

Este vídeo é de uma entrevista com o bispo episcopal aposentado, John Shelby Spong, com Keith Morrison de Dateline da NBC que foi realizada por volta de agosto de 2006.


A transcrição parcial da entrevista pode ser encontrada abaixo o link do vídeo:
Spong: eu não acho que o inferno existe. Eu acredito na vida após a morte, mas eu não acho que ele a ver com a recompensa e punição. A religião sempre esteve no negócio de controle, e isso é algo que a maioria das pessoas no mundo realmente não entendem. Está em um negócio de controle de produção de culpa. Você tem o céu como um lugar onde você é recompensado pela sua bondade e o inferno, um lugar onde você será castigado por todos os seus atos maus, então ai você meio que tem o controle da população. E assim eles criam este lugar de fogo que tem literalmente atormentado milhares de pessoas ao longo da história cristã. E é parte de uma tática de controle.
Morrison: Mas espere um minuto. Você está dizendo que o inferno, a ideia de um lugar debaixo da terra ou em algum lugar de tormentos eternos por uma eternidade – é realmente uma invenção da igreja?
Spong: Eu acho que a igreja disparou seus fornos mais quentes do que qualquer outra pessoa. Mas eu acho que há um sentido na maior parte da vida religiosa de recompensa e punição de alguma forma. A igreja não gosta de ver as pessoas a crescerem, porque você não pode controlar adultos. É por isso que falamos de nascer de novo. Quando você nasce de novo, você ainda é uma criança. As pessoas não precisam nascer de novo. Elas precisam crescer. Elas precisam aceitar sua responsabilidade para si e para o mundo.
Inferno foi inventado pela igreja para controlar as pessoas com o medo
Morrison: O que você acha da teologia que é bastante bastante proeminente nos dias de hoje na América, que está lá é uma maneira garantida para não ir para o inferno; e que é para aceitar Jesus como seu salvador pessoal?
Spong: Sim, eu cresci nessa tradição. Cada igreja alega de que “somos a verdadeira igreja” – Que eles têm alguma autoridade final, ‘Nós temos o Papa infalível,’ ‘Temos a Bíblia’ … A verdade é que o verdadeiro Deus está presente em qualquer ser humano, por qualquer credo humano, por qualquer livro humano.
”Quer dizer, Deus não é cristão. Deus não é um judeu ou um muçulmano ou um Hindi ou budista. Todos esses são sistemas humanos, que os seres humanos criaram para tentar nos ajudar a entrar no mistério de Deus. Eu honro minha tradição. Eu ando pela minha tradição. Mas eu não acho que minha tradição define Deus. Ela só me aponta para Deus.”
Confira o vídeo:

- KF


32 comentários:

  1. "A verdade é que o verdadeiro deus está presente em qualquer ser humano, por qualquer credo humano, por qualquer livro humano" É a primeira vez que concordo com um pensamento que venha de alguém cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, cara Adriana Veiga, é por que até hoje voce encontrou em sua vida, apenas cristãos (catolicos ou evangelicos) fanaticos e bitolados, voce ainda não conheceu um verdadeiro cristão que entende e fala as coisas como são, apenas os que aprogoam suas proprias verdades , dogmas, usos e costumes, sou cristão evangelico porem, vivo pela minha tradição e sigo minha tradição, mas, ela não define Deus assim como nenhuma religião no mundo define Deus, todas apenas apontam para Deus, as unicas pessoas que poderiam nos dizer realmente qual a verdadeira religião que define Deus, seriam os primeiros habitantes porem se esta religião existiu ela deve ter morrido tambem com os primeiros habitantes, entrentanto na biblia diz assim no cap2 do livro de Tiago, "existe uma unica, pura e umaculada religião que agrada a Deus nosso pai, ajudar as viuvas os orfãos e todos os necessitados em suas tribulações, fazei isto e ganharas o reino de Deus."
      Tenha um otimo dia 😊

      Excluir
    2. Então o q Jesus veio fazer na terra,
      Os ensinamentos dele é diferente dessa visão, só ele é a porta, crendo no seu ensinamentos q é a pura verdade q leva aos céu

      Excluir
    3. Por isso tenho tanto orgulho de fazer parte desta Igreja... Igreja Episcopal Anglicana!! http://igrejacomasuacara.ieab.org.br/midia/

      Excluir
    4. Wendel Ribeiro - Qual cristão, o que usa uma imagem discriminatória e machista no perfil ou os da santa inquisição?

      Bjo na alma, querido!

      Vale lembrar que Deus está vendo tudo.

      Excluir
  2. Vejam o que aconteceu, as decisões tomadas pela igreja no Concílio de Constantinopla II em 553.
    Ficarão chocados....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lmgtfy.com/?q=Conc%C3%ADlio+de+Constantinopla+II+em+553

      Excluir
  3. O conceito de inferno é mais antigo que o cristianismo, ele aparece na religião grega na figura do Tártaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o cristianismo saiu 'clonando' tudo... :/

      Excluir
  4. Nada contra a certas opniões, eu particularmente acredito em céu e inferno, mas vc que não acredita, continua brincando com Deus e com as coisas que ele mesmo ordenou pra acontecer ,então quando vc morrer e for parar no inferno, não reclama, vc mesmo disse aqui na terra de inferno não existia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inferno é aqui na Terra...todas as igrejas quer sua alma.

      Excluir
    2. não é porquê você acredita em céu e inferno que os outros irão, querido(a).

      Excluir
  5. Meu Deus, a que ponto chegamos. Acredito que há o céu é o inferno. As pessoas que em princípio foram capacitadas pra pregar a verdade, vão pagar muito mais caro por distorcer a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique melhor esse negócio de "capacitadas pra pregar a verdade", querida Izabel.

      O que é verdade?

      Excluir
  6. "A verdade é que o verdadeiro deus está presente em qualquer ser humano, por qualquer credo humano, por qualquer livro humano"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima, "Deus está em qualquer ser humano", de que forma?
      O que significa um "Credo"?
      Explique como Deus "está em qualquer livro"?

      Excluir
  7. Realmente não existe lógica no fato de Deus, sendo onisciente, justo e com amor além da compreensão humana, criar um lugar de danação para atormentar ETERNAMENTE uma raça que foi criada por Ele mesmo e que ele, sendo onisciente, sabe que é ignorante e limitada. Onde estaria o senso de bondade eterna e justiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, colega. Que disse que Deus criou o inferno?
      O que é o Céu?
      O que é o inferno?
      O grande problema é a falta de compressão das realidades.

      Excluir
  8. Pessoal, vamos crescer!
    Assumam suas responsabilidades e se enxerguem como agentes e não meros serviçais nesse mundo.
    Mudar o mundo está em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  9. concordo em partes,que Deus nao é uma religião,sim concordo. Mais que o inferno foi criado para controlar a massa,nao sei e tenho minhas duvidas. Pois acho injusto nao haver uma punição para o individuo que fez as piores maudades,morre e pronto.e não vai ter punição(inferno)

    ResponderExcluir
  10. A verdade é que nem deus nem inferno nem céu existe, como o cara disse ae isso foi uma tatica da igreja pra controlar as pessoas antigamente e que por acaso funciona até hoje, parem de viajar a vida é como é aceitem que vcs estão aqui somente pra ocupar espaço e quando morrer vai nascer outros 500 e vcs não vão fazer falta nenhuma ninguém é especial por isso trate de viver sua vida da melhor maneira possível pq um dia vc vai morrer e independente de ter se divertido ou não vc vai só morrer e ser esquecido.

    ResponderExcluir
  11. temos dupla personalidade em matéria de religião,somos duas partes,a de deus,e a do diabo,sempre digo as pessoas que me rodeiam,qual lado voce quer tocar,por esse motivo as pessoas matam,brigão,por simplismente tocar o lado errado,a igreja causa medo pavor,doutrina controla,essa modalidade de dominação caiu muito nos ultimos anos,agora temos outros meios de dominar,a internet,tv,midia,politicas erradas que nos destroem,e uma infinidade de informação que a mente não consegue suportar,nossa mente fica perdida em meio a tantas noticias,nosso chip mental não suporta tanta informação,por isse motivo as pessoas se perdem,não entendem,a ai vem o outro meio de dominação,com tanta publicidade farta os mais fracos vai para as drogas,outras para bebida,outras para prostituição etc.nos casos mais graves são da midia que mostra que voce pode ter uma ferrari,ou outro carro qualquer,e o pior que as pessoas acreditam que pode,sem somar o que ganha,seu grau de escolaridade e capacidade,ai vem o tal do sonho,que na maioria das vezes vira pesadelo,existem amigos entre essas pargas que citei,a pior de todas o capitalismo.hoje esta dificil saber o que é certo ou errado,não existe punição apôs a morte,a punição para o ser humano é o que voce planta hoje para colher amanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo uma ilusão.

      Pense por si e não seja parte de rebanhos.

      Excluir
  12. Olá meu nome é marcelo , tenho 17 anos eu sou muito devota a deus , só tenho a dizer que o #inferno não é apenas uma invenção , da mesma forma que existe o céu existe o inferno sim , da mesma forma que Deus existe o Diabo também existe sim , existe o bem e existe o mal .

    ResponderExcluir
  13. Cada um é livre para crêr no que deseja, e assumir as responsabilidades disso.
    Quanto a doutrina católica sobre o inferno está perfeitamente embasada nos ensinos de Jesus Cristo. Não foi jamais uma invenção do catolicismo!
    Este suposto bispo, ou é de uma denominação cismada, ou um autêntico apóstata. É não possui autoridade para negar a Fé da Igreja!
    Para um católico a verdade está naquilo que a Fé Católica professa.
    Aos demais cada um é livre para b pensar o que quiser.

    ResponderExcluir
  14. 2 Timóteo 4:3 Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

    ResponderExcluir