Seguidores

Visitas

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Esta estrada francesa desaparece no mar duas vezes ao dia

Se você planeja viajar para a França, certifique-se de tomar cuidado com as estradas que anda, porque lá existe uma estrada que simplesmente desaparece duas vezes ao dia.
Ligando o Golfo de Burnëf à ilha de Noirmoutier, a Passage du Gois, além de única, é extremamente perigosa. Duas vezes por dia, quando a maré sobe, a estrada fica submersa sob até 4 metros de água. Então, a estrada funciona apenas duas vezes ao dia, por algumas horas.
O caminho se formou porque as correntes norte e sul batam na Baía de Bourgneuf ao mesmo tempo, causando o desprendimento de sedimentos. Os sedimentos se depositaram ali por milhares de anos, dando origem à elevação sobre a água.
Estima-se que a Passage du Gois é rasa o bastante para se cruzar desde o ano 600, mas os registros mais antigos em mapas datam do século XVIII. Porém, a rota se tornou frequente a partir de 1840.
A estrada atual – de paralelepípedos – foi construída há pelo menos 200 anos. Além do período de uma ou duas horas a cada duas vezes por dia, quando ela fica exposta, a estrada só pode ser vista de cima.
Veja mais fotos da estrada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário