Seguidores

Visitas

domingo, 30 de outubro de 2016

Cientistas descobrem como os egípcios moveram pedras gigantes para formar as pirâmides

ALIENS? 
Como já havíamos comentado anteriormente, a hipótese (não científica) dos “Alienígenas no Passado” nunca passou de pseudociência, isto é, através de premissas falhas, manipulação de dados e evidências, os pseudocientistas fundamentavam suas hipóteses (veja 
aqui e aqui).

Comumente nos deparávamos com alegações absurdas, tais como:
“Naquela época, os seres humanos não tinham ‘tecnologia’ o suficiente para construir pirâmides, e nos hieróglifos, por exemplo, existiam representações de supostos deuses, mas na verdade eram alienígenas, logo a explicação mais lógica é a de que os aliens construiram as pirâmides.”
Mas afinal, como uma civilização antiga, sem a ajuda de tecnologia moderna, conseguiu mover pedras de 2,5 toneladas para compor suas famosas pirâmides?
A pergunta afligia egiptólogos e engenheiros mecânicos há séculos. Mas agora, uma equipe da University of Amsterdam acredita ter descoberto o segredo.
Tudo se resume ao atrito. Os antigos egípcios transportavam sua carga rochosa através das areias do deserto: dezenas de escravos colocavam as pedras em grandes “trenós”, e as transportavam até o local de construção. Na verdade, os trenós eram basicamente grandes superfícies planas com bordas viradas para cima.
Quando você tenta puxar um trenó desses com uma carga de 2,5 toneladas, ele tende a afundar na areia à frente dele, criando uma elevação que precisa ser removida regularmente antes que possa se ​​tornar um obstáculo ainda maior.
A areia molhada, no entanto, não faz isso. Em areia com a quantidade certa de umidade, formam-se pontes capilares – microgotas de água que fazem os grãos de areia se ligarem uns aos outros – o que dobra a rigidez relativa do material. Isso impede que a areia forme elevações na frente do trenó, e reduz pela metade a força necessária para arrastar o trenó. Pela metade.

Uma grande pilha de areia se acumula em frente ao trenó quando ele é puxado sobre a areia seca (esquerda). Na areia molhada (direita) isso não acontece. Crédito da Imagem: Fundamental Research on Matter.
De acordo com o estudo:
Os físicos colocaram, em uma bandeja de areia, uma versão de laboratório do trenó egípcio. Eles determinaram tanto a força de tração necessária e a rigidez da areia como uma função da quantidade de água na areia. Para determinar a rigidez, eles usaram um reômetro, que mostra quanta força é necessária para deformar um certo volume de areia.
Os experimentos revelaram que a força de tração exigida diminui proporcionalmente com a rigidez da areia. Um trenó desliza muito mais facilmente sobre a areia firme e úmida do deserto, simplesmente porque a areia não se acumula na frente do trenó, como faz no caso da areia seca.

Uma grande estátua está sendo transportado por trenó. Uma pessoa de pé em frente da prancha molha a areia. Crédito da Imagem: Fundamental Research on Matter.
Estas experiências servem para confirmar o que os egípcios claramente já sabiam, e o que nós provavelmente já deveríamos saber. Com isso, colocamos um ponto final nas hipóteses pseudocientíficas dos “Alienígenas do Passado”.

Artigo publicado na Physical Review Letters com o título Synopsis: Sliding Sand.
Notícia divulgada no site da University of Amsterdam e na Phys.

11 comentários:

  1. QUAL VOLUME DE AGUA USADO NO DESERTO PARA TRASPORTA ESSA ESTRUTURA EM UMA DISTANCIA DISTINTA

    ResponderExcluir
  2. Não vi nem uma referência científica de como eles moveram as pedras para cima e com tamanha precisão,essa teoria científica está parecendo desinformação para desacreditar a opinião pública ao fato que sim, civilizações antigas interagiam com extraterrestres e suas culturas "evoluíram" com auxílio de extra terrenos.

    ResponderExcluir
  3. Não vi nem uma referência científica de como eles moveram as pedras para cima e com tamanha precisão,essa teoria científica está parecendo desinformação para desacreditar a opinião pública ao fato que sim, civilizações antigas interagiam com extraterrestres e suas culturas "evoluíram" com auxílio de extra terrenos.

    ResponderExcluir
  4. esta teoria pode explicar em partes, o processo de transporte, mas não explica como estas pedras foram retiradas da pedreira, como foram içadas na obra (pirâmide) e nem sequer entra no mérito das medidas precisas encontradas nos encaixes das pedras e nas câmaras internas das pirâmides, precisão mecânica de ângulos, formatos geométricos e principalmente... qual o objetivo das pirâmides, já que até hj não foi encontrado uma múnia sequer dentro delas.

    ResponderExcluir
  5. Cientistas burros e céticos não descobriram nada e não provaram nada .Não querem dar o braço a torcer ... Que a humanidade foi auxiliada por uma raça superior de conhecimentos ilimitados ...tercnologicamente alienígena .

    ResponderExcluir
  6. Não sei como puderam realizar uma obra dessa envergadura. Mas esse método seria possível com algumas pedras, mas na quantidade que foram usadas. A água era um bem muito precioso.

    ResponderExcluir
  7. Falta um pequeno detalhe para completar a teoria. Onde conseguir a quantidade de água para transportar milhões de blocos. O local é um deserto????.

    ResponderExcluir
  8. Estranho é que com toda essa nossa tecnologia ainda só existem "teorias", isso nao descarta a possibilidade de terem sido construido pelos egipcios com engenharia alienigina, usando ferramentas terrestres.

    ResponderExcluir
  9. Isso ate seria possivel mas faltou detalhes pra explicar melhor ex:quanto tempo levaram de onde a pedra saiu como cortaram como ergueram po mta coisa entao nao foi nada provado isso parece mais conspiraçao humana pra desacreditar o fato de seres avançados ajudaram
    QUAL O RECEIO????

    ResponderExcluir
  10. SÓ DEIXARAM DE EXPLICAR COMO CORTAVAM AS PEDRAS COM PRECISÃO CIRURGICA, COMO SUBIAM A UMA ALTURA DE 100 METROS OU MAIS E TAMBÉM COMO TRNSPORTAVAM A TAL AGUA PARA UMEDECER A AREIA, VISTO QUE PARA UMIDECER A AREIA NO DESERTO TEM QUE TRANSPORTAR TAMBÉM TONELADAS E TONELADAS DE ÁGUA PARA TAL E NÃO TEM CHUVA POR LÁ, A MENOS QUE DESVIARAM O RILO NILO OU SABIAM FAZER CHUVA NO DESERTO PARA TAL FEITO, O FATO REALMENTE INTRIGA TODOS A MUITO TEMPO VÁRIAS HIPOTESES FORAM LANÇADAS, MAS DIZER QUE FOI ASSIM O ASSADO EU SÓ ACREDITO SE OS CIENTISTAS FOREM PARA O DESERTO E SEM TÉCNOOGIA NENHUMA "COMO ERA O CASO NA EPOCA" COSTRUIREM NEM QUE SEJA UMA PIRAMIDE EM ESCALA MENOR, AI SIM, MAS ATÉ LÁ, ISSO NÃO PASSA DE SIMPLES TEORIAS DE PESSOAS QUE FALAM IGUAL A PAPAGAIO !!!

    ResponderExcluir