Seguidores

Visitas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A Maior Lua do Século! Saiba tudo sobre a Super Lua de 14 de novembro de 2016

26/10/16 - A Lua Cheia do dia 14 de novembro de 2016 será extraordinária, não apenas por se tratar de uma Super Lua, mas sim por ser a maior e mais brilhante Super Lua em cem anos!


A Super Lua que acontece no mês de novembro será a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos. A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial NUNCA viu uma Lua tão grande quanto essa que surgirá no céu em 14 de novembro... e a próxima vez que a Lua irá se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de novembro de 2034. Só com isso já dá pra entender como a Lua Cheia de novembro será especial e rara!

Vale notar que seu título de "Maior Lua do século" já está causando polêmica, afinal, tecnicamente essa é a maior Lua em cem anos, já que a maior Lua de todo o século 21 acontecerá de fato em 6 de dezembro de 2052. Mais correto, portanto, seria dizer que essa é a "Maior Lua do século até agora".


Por que acontece uma Super Lua?

Para entender isso, devemos lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de cerca de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar), como mostra a animação abaixo:


Animação mostra como ocorrem as fases da Lua conforme ela orbita nosso planeta.
As legendas estão em inglês: na parte superior direita, veja a percentagem da iluminação da Lua; na parte
inferior direita, sua fase; na parte inferior esquerda, sua elongação (posição em graus).
Créditos: divulgação

Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e seu ponto mais distante (apogeu).



O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenômeno chamado Super Lua.


Diferença de tamanho entre uma Super Lua (Lua Cheia no perigeu) e uma Mini Lua (Lua Cheia no apogeu).
Créditos: Ken Lord

O que vai determinar o quão grande será uma Super Lua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) será a Super Lua.

Além do mais, a Super Lua de Novembro de 2016 terá um perigeu mais próximo do que o comum, e isso é o que a torna a maior Lua Cheia em mais de 68 anos!

ANODATADISTÂNCIA
201119 de março356,575 km
20126 de maio356,955 km
201323 de junho356,991 km
201410 de agosto356,896 km
201528 de setembro356,877 km
201614 de novembro356,509 km
14 de novembro - Uma Lua para recordar

A Lua estrá em sua fase Cheia precisamente às 13:52 UTC (antes do meio-dia pelo horário de Brasília) do dia 14 de novembro, portanto, na madrugada do dia 13 de novembro ela já se apresenta como uma Lua Cheia. A imagem abaixo mostra exatamente como o nosso planeta estará iluminado no momento exato da Lua Cheia.

Imagem mostra como a Terra estará iluminada pelo Sol (dia e noite) no momento exato da Lua Cheia, no dia
14 de novembro de 2016 às 13:52 UTC.
Créditos: divulgação

A Lua atingirá o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) com apenas 1 hora de diferença do momento exato da Lua Cheia. Observadores atentos poderão notar uma diferença de tamanho e de brilho no nosso satélite natural. Se você tirar uma foto da Lua, por exemplo, usando o mesmo zoom, etc.. e compará-la com uma foto de outra Lua Cheia qualquer, a diferença será clara.
O termo usado pelos astrônomos para descrever esse fenômeno é "Lua Cheia no Perigeu", mas desde 2011, quando a Super Lua do ano aconteceu em 19 de março, surgiu na internet o termo "Super Lua", que ficou conhecido mundialmente, e passou a ser usado até mesmo entre os profissionais da área.

Transmissão ao vivo - Super Lua de 14 de novembro de 2016

Caso o tempo não ajude e o céu fique encoberto, você ainda terá a oportunidade de contemplar esse belíssimo fenômeno em nossa transmissão ao vivo no site da Galeria do Meteorito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário